Bula para paciente tobradex

TOBRADEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOBRADEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOBRADEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO:
TOBRADEX Suspensão e Pomada Oftálmica contém o antibiótico tobramicina que elimina as bactérias causadoras da infecção ocular e o esteroide (hormônio) anti-inflamatório dexametasona.

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO:
TOBRADEX é indicado nas condições inflamatórias oculares sensíveis a esteroide e onde exista infecção ocular bacteriana superficial ou o risco de infecção ocular bacteriana.

RISCOS DO MEDICAMENTO:
Contraindicações:
TOBRADEX Suspensão e Pomada Oftálmica não é indicado nos casos de inflamação da córnea por herpes simples, vacínia (reação ao vírus da vacínia), varicela (infecção causada por vírus tipo herpes) e muitas outras doenças virais da córnea e conjuntiva. Infecções oculares por micobactérias, doenças oculares causadas por fungos e alergia aos componentes do produto.

Advertências:
TOBRADEX não deve ser injetado. Se você tiver qualquer reação alérgica, deve parar de usar o medicamento. Se você usar esteroides por muito tempo, poderá ter glaucoma, com dano ao nervo óptico, alteração na percepção visual e campo visual e formação de catarata e aumentar o risco de infecções oculares secundárias. A pressão intraocular deve ser rotineiramente avaliada pelo oftalmologista. Nas doenças que causam o afinamento da córnea ou da esclera (a parte branca do olho), há casos de perfuração com o uso de esteroides oculares. Em condições agudas do olho com muito pus, os esteroides podem esconder a infecção ou aumentar as infeções existentes.

Precauções:
Se você usar esteroides por muito tempo, podem aparecer infecções na córnea causadas por fungos. Se você usar antibióticos por muito tempo, microrganismos resistentes podem se desenvolver, inclusive fungos. Se ocorrer uma superinfecção, você deve procurar o seu oftalmologista para iniciar uma terapia adequada. Se você é alérgico a outros antibióticos semelhantes à tobramicina, pode sofrer reações alérgicas com o uso do medicamento. Neste caso, você deve parar de usar o medicamento e procurar orientação médica para indicação de uma terapia adequada.
As pomadas oftálmicas podem retardar a recuperação da córnea.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Este medicamento não é indicado para crianças menores de 2 anos de idade.
Informe o médico ou cirurgião-dentista sobre o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe o seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Interações medicamentosas:
Não há interações conhecidas quando a tobramicina é aplicada no olho. Não há estudos sobre as interações medicamentosas com o uso da dexametasona oftálmica.

MODO DE USO:
Colírio:
TOBRADEX Suspensão é branco ou quase branco.
Pingue uma ou duas gotas nos olhos a cada 4 a 6 horas. Durante as 24 a 48 horas iniciais, você pode aumentar a dose para uma ou duas gotas a cada 2 horas. Você deve diminuir a gradativamente a frequência da dose com a melhoria dos sintomas. Você deve ter cuidado para não interromper o tratamento antes do tempo. Você não deve usar mais que 20 ml do medicamento inicialmente e não deve repetir o uso sem que você seja novamente examinado pelo médico.

Pomada:
TOBRADEX Pomada é translúcido.
Pomada: Aplique aproximadamente 1,5 cm da pomada nos olhos até 3 ou 4 vezes por dia.

Como aplicar TOBRADEX Pomada Oftálmica:
1. Incline a cabeça para trás.
2.Coloque o dedo bem abaixo do olho e puxe suavemente até que um bolso em “V” seja formado entre o olho e a pálpebra inferior.
3.Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente 1,5 cm) de TOBRADEX Pomada Oftálmica no bolso em “V”. Não deixe a ponta da bisnaga tocar o olho.
4.Olhe para baixo antes de fechar o olho.

Você não deve usar mais que 8 gramas da pomada inicialmente e não deve repetir o uso sem que você seja novamente examinado pelo médico.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS:
As reações desagradáveis que ocorrem pela associação da tobramicina / dexametasona podem ser atribuídas à dexametasona (esteroides), à tobramicina (antibiótico) ou à própria combinação. Os dados exatos da incidência não estão disponíveis. As reações desagradáveis mais frequentes que ocorrem em menos de 4% dos pacientes com o uso da solução oftálmica de tobramicina são alergia e toxicidade ocular localizada, incluindo coceira e inchaço da pálpebra e vermelhidão dos olhos. Podem ocorrer reações parecidas pelo uso externo de outros antibióticos semelhantes à tobramicina. Não há casos de outras reações desagradáveis. Mas se você usar uma solução de tobramicina nos olhos junto com outros antibióticos semelhantes por via injetável, deve ter o cuidado de controlar a concentração do medicamento no sangue. As reações desagradáveis causadas pela dexametasona são: aumento da pressão intraocular com possível desenvolvimento de glaucoma e dano não frequente ao nervo óptico, formação de catarata e demora na cicatrização de ferimentos. Pode ocorrer o desenvolvimento de infecção secundária após o uso de associações contendo esteroides e antibióticos. Podem ocorrer infecções da córnea por fungos causadas pelo uso prolongado de esteroides. Pode haver invasão por fungos em qualquer ferida persistente da córnea tratada com esteroides. Pode ocorrer também uma infecção bacteriana ocular secundária.

CONDUTA NA SUPERDOSE:
Se você colocar uma grande quantidade de TOBRADEX Solução Oftálmica ou Pomada Oftálmica nos olhos de uma só vez, podem ocorrer reações desagradáveis como inflamação da córnea, vermelhidão dos olhos, aumento no lacrimejamento e inchaço e coceira nas pálpebras. Em caso de superdose, você deve lavar os olhos com água morna.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO:
Você deve conservar este medicamento em temperatura ambiente (15 a 30 ºC). Para evitar a contaminação, não toque no conta-gotas do frasco ou no bico da bisnaga.
Retire as lentes de contato enquanto usar o medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.