Resultados de eficácia tobradex

TOBRADEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOBRADEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOBRADEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Estudo clínico duplo-cego e randomizado, comparando a segurança e a eficácia da suspensão oftálmica de tobramicina-dexametasona, em relação à suspensão oftálmica de dexametasona-neomicina-polimixina na prevenção de infecção pós-operatória, redução da inflamação pós-operatória e outros sinais e sintomas associados à cirurgia de catarata, demonstrou que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os dois tratamentos, sendo ambos seguros e eficazes (1). Estudo in vitro comparando a toxicidade dos antibióticos aminoglicosídeos neomicina, gentamicina, tobramicina e amicacina no epitélio corneano demonstra que a tobramicina é o antibiótico de escolha no tratamento da ceratite bacteriana suceptível (2).

(1)STEWART RH, et al. Eficiência e segurança da suspensão oftálmica de tobramicina- dexametasona (Tobradex) na prevenção de infecção e redução da inflamação após a cirurgia da catarata. Arq. Bras. Oftal, 51(2): 59 – 64, 1988.

(2)LASS JH, et al. An in vitro analysis of aminoglycoside corneal epithelial toxicity.Curr Eye Res. 8(3):299-304, Mar.1989.