Posologia de tractocile

TRACTOCILE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRACTOCILE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRACTOCILE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tractocile® dever ser utilizado por via intravenosa.

Preparo da solução injetável (cartucho de fundo branco):
Os frascos devem ser inspecionados visualmente com relação a partículas suspensas e descoloração da solução antes da administração.
Retirar 0,9 mL do frasco de Tractocile® Solução Injetável 7,5 mg/mL (cartucho de fundo branco) e administrar lentamente em bolus intravenoso durante um minuto, sob supervisão médica adequada, em unidade obstétrica. Após a abertura do frasco, a solução injetável deve ser administrada imediatamente.
Devido à ausência de estudos de incompatibilidade, este medicamento não deve ser misturado a outros medicamentos.

Preparo do Concentrado para solução para infusão (cartucho de fundo roxo):
Os frascos devem ser inspecionados visualmente com relação a partículas suspensas e descoloração da solução antes da administração.
Para a infusão intravenosa, após a dose em bolus, Tractocile® Solução Concentrada para Infusão 7,5 mg/mL deve ser diluída em uma das seguintes soluções, conforme descrição das fases 2 e 3 do item Posologia:
-Solução de NaCl 0,9% p/v.
-Solução de lactato de Ringer.
-Solução de glicose 5% p/v.
Esta diluição deve ser realizada na forma descrita abaixo:
1.Retirar 10 mL de solução de uma bolsa de infusão de 100 mL e descartar;
2.Substituir os 10 mL descartados por 10 mL de Tractocile® Solução Concentrada para Infusão, proveniente de dois frascos de 5 mL (cartucho de fundo roxo), obtendo uma concentração final de 75 mg de atosibana em 100 mL. A carga de infusão é dada realizando-se a infusão de 24 mL/h (isto é 18 mg/h) da solução preparada anteriormente, durante um período de 3 horas, sob adequada supervisão médica, na unidade obstétrica. Após 3 horas, a taxa de infusão é reduzida para 8 mL/hora.
Preparar novas bolsas de 100 mL do mesmo modo descrito, para permitir a continuidade da infusão. Caso necessário, manter o fluxo de 8 mL/h por até 45 horas.
Se uma bolsa de infusão com um volume diferente for utilizada, um cálculo proporcional deve ser feito para o preparo.
Caso seja necessária a administração intravenosa de outro medicamento ao mesmo tempo, a cânula de administração intravenosa pode ser compartilhada ou pode ser utilizado outro local de injeção. Isto possibilita o controle contínuo e independente da taxa de infusão.

Posologia
O tratamento com Tractocile® deve ser iniciado e acompanhado por um médico experiente no tratamento do trabalho de parto prematuro, em unidade obstétrica adequada, ou seja, só deve ser utilizado no hospital.
A terapia intravenosa utilizando a injeção inicial em bolus de Tractocile® Solução Injetável 7,5 mg/mLdeve ser iniciada o mais rápido possível, após o diagnóstico de trabalho de parto prematuro. Após a injeção em bolus, proceda com a infusão.
Tractocile® é administrado intravenosamente em três fases sucessivas:
Fase 1. Dose inicial de 1 ampola de 0,9 mL de Tractocile® Solução Injetável para Bolus Intravenoso 6,75 mg, em bolus lento, durante 1 minuto;
Fase 2. Seguida imediatamente por uma infusão contínua de alta dosagem (infusão de carga 300 mcg/min = 18 mg/h, que corresponde a uma taxa de infusão de 24 mL/h) da Solução Concentrada para Infusão de Tractocile®, durante três horas (vide item Preparação da solução para infusão intravenosa); Fase 3. Por fim, uma infusão, da mesma solução anteriormente preparada, porém, de menor dosagem (infusão subsequente de carga 100 mcg/min = 6 mg/h, que corresponde a uma taxa de 8 mL/h), por até 45 horas.
A duração do tratamento não deve exceder 48 horas. A dose total dada durante um curso completo da terapia com Tractocile® não deve, preferivelmente, exceder 330 mg da substância ativa (acetato de atosibana).
Observação: A infusão pode ser interrompida quando as contrações uterinas cessarem.
No caso de persistirem as contrações uterinas durante o tratamento com Tractocile®, deve-se considerar uma terapia alternativa.
A tabela a seguir resume a posologia descrita acima:

Etapa Regime

Injeção /
Taxa de infusão

Dose de atosibana
1

0,9 mL em bolus intravenoso (cartucho
de fundo branco)

Durante 1 minuto 6,75 mg
2

3 horas de infusão de alta carga
(solução preparada com o cartucho de
fundo roxo)

24 mL/hora 18 mg/hora
3

Na 4ª hora, infusão intravenosa
subseqüente por até 45 horas
(solução preparada com o cartucho de
fundo roxo)

8 mL/hora 6 mg/hora



Para atingir a dosagem acurada, um aparelho de infusão controlada (bomba de infusão) é recomendável para ajustar a taxa de fluxo em gotas/minuto. Uma câmara de microgotejamento intravenoso pode fornecer uma faixa conveniente de taxas de infusão dentro dos níveis de dosagem recomendados para Tractocile®.

Retratamento
No caso de ser necessária a repetição do tratamento com Tractocile®, este também deve ser iniciado com uma injeção em bolus de Tractocile® Solução Injetável, seguida da solução para infusão intravenosa preparada como descrito anteriormente (Vide item Preparo da solução para infusão intravenosa).