Resultados de eficácia transpulmin balsamo

TRANSPULMIN BALSAMO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRANSPULMIN BALSAMO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRANSPULMIN BALSAMO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O eucaliptol (ácido terpênico) é o principal componente do óleo essencial do eucalipto (Eucaliptus sp). Sua principal atividade farmacológica ocorre no aparelho respiratório, desempenhando ação expectorante, fluidificante e antisséptica. Um estudo randomizado avaliando o eucaliptol como terapêutica concomitante a diversos tratamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) evidenciou que ele reduz a chance de exacerbação do quadro e também a dispneia. Além disso, provou melhorar a função pulmonar e o estado geral de saúde. Os autores sugerem que o eucaliptol seja um controlador de mediadores inflamatórios, intervindo diretamente na fisiopatologia da inflamação das vias aéreas.
Já o mentol é extraído do óleo essencial da menta (Mentha piperita) e possui ação analgésica em mucosas. O mentol é indicado no tratamento dos sintomas da gripe, bronquite, sinusite e condições similares.
A cânfora, por sua vez, é extraída do óleo volátil existente no tronco da árvore Cinnamomum camphora, mas também pode ser sintetizada. É utilizada em disfunções respiratórias devido às propriedades antiespasmótica e secretolítica (brônquios). Esses óleos aromáticos voláteis têm sido amplamente utilizados no tratamento sintomático das infecções do trato respiratório.
Por fim, o guaiacol é conhecido pela atividade expectorante por mais de cem anos. A atividade anti-inflamatória foi constatada em estudo clínico envolvendo 40 pacientes com doenças broncopulmonares. O guaiacol é um componente de numerosas preparações para tosse disponíveis no mundo todo. É classificado como expectorante por acreditar-se que promova aumento do volume de catarro e diminuição de sua viscosidade, resultando em tosse efetiva.