Bula para paciente tylidol

TYLIDOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TYLIDOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TYLIDOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação do medicamento: Tylidol® reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor.

Indicações do medicamento:
Adultos: Tylidol® é indicado para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores associadas a artrites e cólicas menstruais.

Crianças e bebês: Tylidol® é indicado para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta e reações pós-vacinais.

Riscos do medicamento:
CONTRAINDICAÇÕES: VOCÊ NÃO DEVE TOMAR TYLIDOL® SE TIVER HIPERSENSIBILIDADE (ALERGIA) AO PARACETAMOL OU AOS OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA.

ADVERTÊNCIAS: VOCÊ NÃO DEVE TOMAR MAIS DO QUE A DOSE RECOMENDADA (SUPERDOSE) PARA PROVOCAR MAIOR ALÍVIO, POIS PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE.
VOCÊ NÃO DEVE USAR O MEDICAMENTO PARA DOR POR MAIS DE 5 DIAS (CRIANÇAS) OU 10 DIAS (ADULTOS), OU PARA FEBRE POR MAIS DE 3 DIAS, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA. VOCÊ DEVE CONSULTAR SEU MÉDICO SE A DOR OU FEBRE CONTINUAREM OU PIORAREM, SE SURGIREM NOVOS SINTOMAS OU SE APARECEREM VERMELHIDÃO OU EDEMA, POIS ESTES SINTOMAS PODEM SER SINAIS DE DOENÇAS GRAVES.
SE VOCÊ TOMA 3 OU MAIS DOSES DE BEBIDAS ALCOÓLICAS TODOS OS DIAS, DEVE CONSULTAR SEU MÉDICO SE PODE TOMAR TYLIDOL® OU QUALQUER OUTRO ANALGÉSICO. USUÁRIOS CRÔNICOS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PODEM APRESENTAR UM RISCO AUMENTADO DE DOENÇAS DO FÍGADO SE TOMAREM UMA DOSE MAIOR QUE A DOSE RECOMENDADA (SUPERDOSE) DE TYLIDOL®. O PARACETAMOL PODE CAUSAR LESÃO AO FÍGADO.
NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL.

PRECAUÇÕES: A ABSORÇÃO DE TYLIDOL® É MAIS RÁPIDA SE VOCÊ ESTIVER EM JEJUM. OS ALIMENTOS PODEM AFETAR A VELOCIDADE DA ABSORÇÃO, MAS NÃO A QUANTIDADE ABSORVIDA DO MEDICAMENTO.

Interações medicamentosas: A interferência do paracetamol na metabolização de outros medicamentos e a influência destes medicamentos na ação e na toxicidade do paracetamol não são relevantes.

Uso durante a Gravidez e Amamentação: Em casos de uso por mulheres grávidas ou amamentando, a administração deve ser feita por períodos curtos.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 12 anos. (comprimidos)
Não há contraindicação relativa a faixas etárias. (solução oral/gotas)
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso:
Solução oral/gotas:
1. Retire a tampa do frasco.
2. Incline o frasco a 90° (posição vertical), conforme a ilustração.
3. Goteje a quantidade recomendada e feche o frasco após o uso.

Comprimidos: Você deve tomar os comprimidos com líquido.

Aspecto físico:
Solução oral/gotas: Solução límpida de cor laranja.
Comprimido 500mg: Circular de cor branca.
Comprimido 750mg: Oblongo de cor branca.

Características Organolépticas:
Solução oral/gotas: Solução límpida de cor laranja com aroma de tangerina.
Comprimidos: Os comprimidos de Tylidol® de 500mg e 750mg não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.

Posologia:
Solução oral/gotas:
Crianças: A dose pediátrica de paracetamol varia de 10 a 15mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Tome 1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas. Não exceda 5 administrações, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.
Para crianças abaixo de 11kg ou 2 anos, você deve consultar seu médico antes de usar.
Adultos e crianças de 12 anos ou mais: As doses de paracetamol para adultos e crianças de 12 anos ou mais variam de 500 a 1000mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda o total de 4g em 24 horas.
Tome 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia. Não exceda 5 administrações, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

Comprimidos:
Adultos e crianças de 12 anos ou mais: As doses de paracetamol para adultos e crianças de 12 anos ou mais variam de 500 a 1000mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda o total de 4g em 24 horas.

-Comprimidos 500mg: 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. Não exceda 8 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

-Comprimidos 750mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não exceda 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃODENTISTA.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS: ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR ALGUMAS REAÇÕES DESAGRADÁVEIS INESPERADAS. CASO VOCÊ TENHA UMA REAÇÃO ALÉRGICA, DEVE PARAR DE TOMAR O MEDICAMENTO.

Conduta em caso de superdose: Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30°C). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.