Modo de usar zoladex

ZOLADEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOLADEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOLADEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Adultos: um depot de ZOLADEX 3,6 mg, injetado por via subcutânea na parede abdominal inferior a cada 28 dias nos casos de:
Controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal.
Controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, em mulheres em pré e perimenopausa.

– Controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor, e reduzindo o tamanho e o número das lesões endometriais.
– Controle de leiomioma uterino, reduzindo o seu volume, melhorando o estado hematológico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda sangüínea intra-operatória.
– Diminuição da espessura do endométrio: para diminuição da espessura do endométrio antes da ablação endometrial devem ser administrados dois depots de ZOLADEX 3,6 mg, com uma diferença de quatro semanas entre um e outro, com cirurgia planejada entre zero e duas semanas após a administração do segundo depot.
– Fertilização assistida: uma vez atingido o bloqueio hipofisário com ZOLADEX 3,6 mg, a superovulação e a captação de oócito devem ser realizadas de acordo com as práticas normais.
Adultos: um depot de liberação prolongada de ZOLADEX LA 10,8 mg, injetado por via subcutânea na parede abdominal inferior a cada 12 semanas nos casos de:
– Controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal.
– Controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor, e reduzindo o tamanho e o número das lesões endometriais.
– Controle de leiomioma uterino, reduzindo o seu volume, melhorando o estado hematológico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda sangüínea sanguínea intra-operatória.
Idosos: não é necessário o ajuste da dose para pacientes idosos.
Insuficiência renal: não é necessário o ajuste da dose para pacientes com insuficiência renal.
Insuficiência hepática: não é necessário o ajuste da dose para pacientes com insuficiência hepática.
Crianças: não é recomendado o uso de ZOLADEX em crianças.
Técnicas de Administração
O método adequado para a administração de ZOLADEX está descrito nas instruções abaixo:
– Verifique se não há danos na embalagem antes de sua abertura. Se a embalagem estiver danificada, a seringa não deverá ser utilizada. Não remova a seringa estéril da embalagem até imediatamente antes de seu uso. Verifique se não há danos na seringa e constate se o depot de ZOLADEX está dentro da seringa.
– Coloque o paciente em uma posição confortável, com a parte inferior do corpo discretamente levantada.
– Limpe com algodão uma área na parede abdominal inferior abaixo do umbigo.
– Examine o invólucro aluminizado do produto e a seringa para verificar se existem danos.
– Remova a seringa e verifique que pelo menos parte do depósito de ZOLADEX esteja visível. Como ZOLADEX não é uma injeção líquida, não tente remover bolhas de ar, uma vez que isto pode deslocar o depósito do medicamento.
– Retire a aba de proteção plástica da seringa e descarte-a. Remova a cobertura da agulha.
– Segure a seringa em volta do tubo. Pince com os dedos a pele do abdômen e insira a agulha formando um ângulo de 30 a 45 graus em relação à pele, com a abertura da agulha voltada para cima.
– Continue a inserir no tecido subcutâneo até que a capa protetora toque a pele do paciente.
– Para administrar o depot de ZOLADEX, pressione o êmbolo até um ponto em que não mais consiga fazê-lo. Isso vai ativar a capa protetora. Você pode ouvir um “clique” e sentirá que a capa protetora, automaticamente, começará a deslizar para cobrir a agulha.
– Se o êmbolo não for TOTALMENTE pressionado, a capa protetora NÃO será ativada.
– Retire a agulha e deixe que a capa protetora deslize e recubra a agulha.
– Descarte a seringa em um coletor de agulhas apropriado.
– Faça um curativo leve apenas para proteção.
Nota: A seringa de ZOLADEX não pode ser usada para aspiração. Se a agulha hipodérmica penetrar em um vaso sanguíneo de grande calibre, o sangue será visto instantaneamente no centro da seringa. Se um vaso for penetrado, remova a agulha do local de aplicação e inutilize a agulha e a seringa. Injete um novo produto em um outro local ainda na região abdominal.
Na improvável necessidade de remoção cirúrgica de ZOLADEX , este poderá ser localizado por ultrassom.
Atenção: no interior do invólucro há um disco contendo sílica gel para absorver a umidade. PERIGO. NÃO COMER.