Características farmacológicas geriplus

Geriplus com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Geriplus têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Geriplus devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Quando ingerido regularmente, cada um dos componentes da fórmula tem a função de suprir as prováveis deficiências de nutrientes, ocasionadas por uma dieta inadequada ou outras condições biológicas como o estresse oxidativo, que afeta o sistema imunológico. Geriplus apresenta em sua fórmula doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante que desempenham papel importante em processos de proteção celular frente aos danos causados por radicais livres.

Vitamina B1: Atua no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas e em nível de estimulação dos nervos periféricos. Necessária para o funcionamento apropriado do sistema nervoso e dos músculos. O pirofosfato de tiamina, a forma fisiologicamente ativa da tiamina, funciona no metabolismo dos carboidratos como coenzima na descarboxilação de α-cetoácidos, como o piruvato e o α-cetoglutarato, bem como na utilização da pentose na derivação da hexose manofosfato; a última função envolve a enzima transacetolase, dependente de pirofosfato de tiamina.

Vitamina B2: Essencial para os processos de multiplicação celular. Atua como coenzima em reações de formação de energia no organismo. Têm importante papel na produção de corticosteroides e na formação de glóbulos vermelhos. A riboflavina desempenha suas funções no organismo sob a forma de 2 coenzimas, a flavina mononucleotídio (FMN), e a flavina adenenina dinucleotídio (FAD), que atuam como coenzimas para uma grande variedade de flavoproteínas respiratórias, algumas das quais contêm metais.

Vitamina B6: Funciona com coenzima em grande número de reações que participam do metabolismo das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios. É fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva. Como coenzima, o fosfato de piridoxal está envolvido em diversas transformações metabólicas de aminoácidos – incluindo descarboxilação, transaminação e racemização – , bem como em etapas enzimáticas do metabolismo de aminoácidos que contêm enxofre e hidroxiaminoácidos. A vitamina B6 também está envolvida no metabolismo do triptofano.

Vitamina B12: Essencial para o funcionamento normal do metabolismo das células, em especial as do trato gastrintestinal, da medula óssea e do tecido nervoso, é também necessária para o crescimento. Participa no metabolismo das proteínas e está associada à absorção do ácido fólico. A vitamina B12 intracelular é mantida na forma de duas coenzimas ativas: a metilcobalamina e desoxiadenosilcobalamina. A primeira age como cofator para reações importantes no metabolismo de carboidratos e lipídios e a segunda está envolvida na reação da metionina sintetase, que é essencial no metabolismo normal do folato.

Vitamina C: Atua com cofator em diversas reações enzimáticas essenciais, sendo indispensável para a formação do colágeno que protege as estruturas do corpo, tais como a pele, dentes, gengivas e ossos e tendões. Atua como cofator em diversas reações de hidroxilação e amidação, pela
transferência de elétrons para enzimas que fornecem equivalentes redutores. Assim, o ácido ascórbico é necessário ou facilita a conversão de certos resíduos de prolisina e lisina do pró-colágeno em hidroxiprolina e hidroxilisina durante a síntese de colágeno, a oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, fornecendo a hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina, a conversão de ácido fólico em ácido folínico, o metabolismo microssomal de fármaco e hidroxilação da dopamina para formar norepinefrina. Possui importante papel como antioxidante fisiológico, protegendo as células contra o estresse oxidativo. Além disso, atua no sistema imune protegendo contra diversas infeções. Necessária para a formação de alguns neurotransmissores e cicatrização de feridas. Ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos. Ao reduzir o ferro férrico não-heme ao estado ferroso no estômago, o ácido ascórbico também favorece a absorção intestinal de ferro.

Vitamina E: É um importante antioxidante lipossolúvel, essencial no funcionamento adequado e na proteção das membranas celulares contra a destruição oxidativa. Essencial para a manutenção das funções reprodutivas, do sistema nervoso central e do sistema hematopoiético.

Nicotinamida: atua no organismo através da formação de coenzimas que estão envolvidas nos processos de respiração celular e conversão dos alimentos em energia. Auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas e participa na síntese das gorduras. A nicotinamida adenina dinucleotídio (NAD) e o fosfato de nicotinamida adenina dinuclotídio (NADP), são as formas ativas da nicotinamida e atuam como coenzimas para uma grande variedade de proteínas que catalisam reações de oxirredução essenciais para a respiração tecidual.
Ácido Fólico: indispensável ao metabolismo celular, essencial à formação das células vermelhas e brancas do sangue, à medula óssea e à sua maturação. Reduz o risco de más formações congênitas do cérebro e da espinha dorsal.

Ácido pantotênico: É incorporado no organismo à coenzima A que serve como cofator para diversas reações metabólicas. Desta forma está relacionado com a conversão de carboidratos, gorduras e lipídios em energia, degradação de ácidos graxos e formação de hormônios esteroides.

Cobre: É essencial para inúmeras funções biológicas, através de sua participação no metabolismo energético, na manutenção de níveis adequados de ferro e na proteção antioxidante como componente de diversas enzimas. É essencial para os sistemas imune, nervoso e cardiovascular, bem como na manutenção da saúde óssea. É componente de um grande número de proteínas e enzimas e participa da formação da hemoglobina.
Zinco: Participa de muitas reações do metabolismo celular, incluído processos fisiológicos, tais como função imune, defesa antioxidante, crescimento e desenvolvimento. Está envolvido no desenvolvimento cognitivo. Ajuda a fortalecer o sistema imune através da diminuição na incidência de infecções.