Posologia de busonid aerossol bucal

Busonid Aerossol Bucal com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Busonid Aerossol Bucal têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Busonid Aerossol Bucal devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A posologia deve ser individualizada procurando-se a menor dose terapêutica para aquele paciente. O início de ação ocorre em cerca de 24 horas e o benefício máximo é obtido em 1 a 2 semanas de tratamento. O tempo de duração da ação é de 12 a 24 horas, sendo sua meia-vida de excreção de 2 a 3 horas. É importante que o paciente compreenda que o tratamento não está destinado a obter um alívio rápido, mas sim duradouro, e portanto, deve-se fazer uso prolongado da medicação.

Crianças abaixo de 6 anos de idade:
Antes, deve-se avaliar a capacidade da criança em utilizar corretamente o inalador para a confirmação da dose inalada. A dose recomendada é cerca de 100 a 400 mcg, 2 vezes ao dia, podendo ser aumentada até, no máximo, 1000 mcg , 2 vezes ao dia. Para pacientes previamente tratados com corticoterapia oral: 1000 mcg/dia. O uso do espaçador é imprescindível nessa faixa etária.
O uso do espaçador garante uma menor perda da medicação e, portanto, um melhor aproveitamento desta, consequentemente, é comum o reajuste da posologia para doses menores.
A budesonida inalada é recomendada para o tratamento da asma brônquica a partir de 1 ano de idade.

Crianças a partir de 6 anos de idade:
A posologia varia conforme a terapia prévia: (1) só broncodilatador: 200 mcg 2 vezes ao dia (400 mcg/ dia), (2) corticóide inalatório: 400mcg 2 vezes ao dia (800 mcg/dia), (3) corticóide oral: 400 mcg 2 vezes ao dia. Em pacientes asmáticos (leve a moderado) bem controlados com corticóide inalatório: 200 ou 400 mcg dose única diária (de manhã ou à noite).
A dose máxima recomendada é de 400 mcg duas vezes ao dia (800 mcg diários).

Crianças a partir de 12 anos de idade e Adultos:
A posologia varia conforme a terapia prévia: (1) só broncodilatador e (2) corticóide inalatório: 200 a 400 mcg 2 vezes ao dia, (3) corticóide oral: 400 a 800 mcg
2 vezes ao dia. Para asmáticos, leve a moderados, que estão bem controlados com corticóide inalatório: 200 ou 400 mcg dose única diária.
A dose máxima recomendada é de 800 mcg duas vezes ao dia (1600 mcg diários).
Como ocorre com todos corticosteróides administra- dos em forma de aerossol, é importante que o paciente empregue corretamente o inalador, pois as falhas na resposta, na maioria das vezes, têm sido relacionadas a uma técnica de administração errada.
A inalação do aerossol inalatório oral mediante o em- prego de um auxiliar inalatório (espaçador) demonstrou ser útil, clinicamente, em uma grande parcela de pacientes, aumentando a resposta nas vias aéreas e reduzindo a frequência de efeitos adversos locais, para qualquer dose do corticóide em spray oral.
As exacerbações asmáticas produzidas por infecções bacterianas devem ser controladas por terapia antibiótica e, possivelmente, com o aumento da dose de budesonida ou, se necessário, a administração de corticóides sistêmicos.

MODO DE USAR
O sucesso da terapia depende muito do emprego correto do aerossol com ou sem espaçador. Dê preferência ao uso com o espaçador para obter melhores resultados.

USO SEM ESPAÇADOR:
1)Verificar se a embalagem está perfeitamente acopla- da ao adaptador bucal. Agitar vigorosamente o conjunto e retirar a tampa protetora.
2)Segurar o frasco na posição vertical, com a base voltada para cima (MAN- TER O FRASCO EM PO- SIÇÃO INVERTIDA). Na primeira vez, acionar duas vezes o frasco, longe do rosto e verificar a saída da medicação. Desse modo o spray aerossol estará devidamente preparado com a dose certa a ser recebida.
3)Manter o bocal de 1 a 4 cm (3 dedos) dos lábios; mantendo-os bem abertos e com a cabeça bem ereta.
4)Efetuar uma expiração profunda (expulsar lenta- mente pelo nariz todo o ar contido nos pulmões). Pressionar firmemente o frasco entre os dedos, realizando uma só descarga e inspirar ao mesmo tempo profunda e rapidamente pela boca.
5)Retirar o bocal e reter o ar inspirado por alguns segundos, a fim de garantir a maior penetração. Expirar lentamente, guardar o frasco colocando a tampa protetora novamente. O processo descrito corresponde a uma inalação do aerossol. Esperar pelo menos 1 minuto, se for necessário realizar outra inalação. Após a utilização, o bocal deve ser lavado com água quente.