Advertências arovit

AROVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AROVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AROVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Categoria de risco na gravidez: X
A vitamina A, em doses acima de 10.000 UI por dia, tem demonstrado ser teratogênica se administrada durante o primeiro trimestre da gravidez. A vitamina A não deve ser administrada simultaneamente com outros medicamentos que contenham vitamina A, isômeros sintéticos da isotretinoína, etretinato ou beta- caroteno, uma vez que altas doses dos últimos compostos mencionados são consideradas nocivas ao feto. Em mulheres que podem engravidar durante o tratamento com Arovit® (retinol) deve se assegurar:
– Que a paciente não esteja grávida quando o tratamento for iniciado (teste de gravidez negativo) – Que a paciente compreenda o risco teratogênico
– Que a paciente concorde em usar medidas contraceptivas efetivas sem qualquer interrupção durante a prescrição, fase de tratamento e pelo menos até 1 mês após o término do tratamento.
Cirrose, alterações no fluxo sanguíneo hepático, fibrose hepática e hepatotoxicidade têm sido associadas ao tratamento por período prolongado com vitamina A. Pacientes com doença hepática pré-existente possuem um risco maior de desenvolvimento ou piora de patologias hepáticas devido á capacidade reduzida de produzir proteínas de ligação ao retinol.
Pacientes recebendo continuamente altas doses de vitamina A (acima de 2.500 UI/kg de peso corpóreo ao dia) continuamente por um período prolongado, devem ser monitorados em busca de sinais de hipervitaminose A.
A dose máxima diária de 5.000 UI/kg não deve ser excedida.
Antes de prescrever o tratamento, deve-se avaliar o aporte de vitamina A, isotretinoína, etretinato e beta- caroteno através de alimentos, suplementos vitamínicos e uso concomitante de outros medicamentos. Osteoporose e osteosclerose têm sido associadas a altas doses de vitamina A.
Não foram realizados estudos relacionados com a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Portanto, pacientes devem estar atentos quanto aos seus reflexos antes de dirigir veículos ou operar máquinas.
As evidências disponíveis não são adequadas ou conclusivas para determinar o risco ao lactente quando utilizado durante a amamentação. Os potenciais riscos e benefícios do tratamento medicamentoso devem ser criteriosamente avaliados antes do início do tratamento durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Atenção diabéticos: Arovit® drágeas contém açúcar.
Cada drágea contém 3 calorias, equivalente a 773 mg de glicídios.