Contra-indicações wartec

CONTRA- Wartec com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- Wartec têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- Wartec devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento de feridas abertas, como, por exemplo, as decorrentes de procedimentos cirúrgicos.
Wartec® é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
O uso concomitante do produto com outras preparações contendo podofilotoxina é contraindicado.
Wartec® não deve ser usado em crianças.

Precauções e Advertências
Deve-se evitar o contato do produto com os olhos. Caso ocorra contato acidental, lavar bem com água e consulte seu médico. Se o produto for ingerido, contatar imediatamente o seu médico ou hospital local. Mostre a bisnaga e esta bula ao médico.
As mãos devem ser bem lavadas após cada aplicação. O contato prolongado com a pele sadia deve ser evitado, uma vez que a podofilotoxina pode ser prejudicial para a pele sadia.
O tratamento com Wartec® não deve ser efetuado no período menstrual, devido à probabilidade de resposta terapêutica insatisfatória com a “lavagem” da medicação pelo fluxo menstrual.
Recomenda-se evitar atividade sexual neste período. Caso ocorra, deve-se utilizar camisinha.
Como a podofilotoxina age como inibidora da metáfas da divisão celular, Wartec® não deve ser utilizado por mulheres grávidas, bebês ou crianças pequenas, ou mulheres que estão planejando engravidar.
Uso durante a gravidez – Wartec® não deve ser utilizado durante a gravidez. Não há estudos controlados disponíveis em animais ou mulheres grávidas.
Uso durante a lactação – Não foi estabelecido se Wartec® é excretado pelo leite materno. Sendo assim, não deve ser utilizado durante amamentação.
Mutagênese, carcinogênese e prejuízo da fertilidade- Em estudos realizados em animais, a podofilotoxina não causou mal formações e não influenciou o desenvolvimento embriológico e distribuição dos sex os da prole com doses bem superiores à dose terapêutica.
Estudos toxicológicos e de reprodução, realizados e m animais, não forneceram evidência de uma incidência aumentada de dano fetal ou outros efeitos deletérios no processo reprodutivo.
Assim sendo, foi demonstrado que a podofilotoxina não é uma substância mutagênica, nem carcinogênica e não provoca prejuízo à fertilidade, em estudos realizados em animais. Em humanos, não foram documentados problemas de fertilidade.