Advertências aztreonam

AZTREONAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AZTREONAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AZTREONAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gerais
Os antibióticos, assim como outros fármacos, devem ser administrados com cuidado a qualquer paciente com histórico de reação alérgica a compostos estruturalmente relacionados ao aztreonam. Caso ocorram reações alérgicas, descontinuar a terapia e iniciar tratamento de suporte adequado com os procedimentos padrões. Reações de hipersensibilidade sérias podem necessitar de epinefrina e outras medidas de emergência.
O uso de antibióticos pode promover o crescimento de organismos resistentes.
Clostridium difficile associado à diarréia (CDAD) foi reportado com o uso de praticamente todos os agentes antibacterianos, incluindo AZACTAM, e pode variar quanto ao grau de gravidade, desde diarréia leve até colite fatal. CDAD deve ser considerada em todos os pacientes que apresentem diarréia após o uso do antibiótico. É necessário cuidado com o histórico médico, já que foi reportada a ocorrência de CDAD até dois meses depois da administração de agentes antibacterianos. Se há suspeita e confirmação de CDAD, o uso de antibióticos que não ajam diretamente contra C. Difficile pode ter que ser descontinuado.

Carcinogênese, Mutagênese e Danos à Fertilidade
Não foram realizados estudos de carcinogenicidade em animais.
Estudos de toxicologia genética não revelaram evidências de potencial mutagênico. Estudos de reprodução não revelaram evidências de comprometimento da fertilidade.

Gravidez
O aztreonam atravessa a placenta, passando para a circulação fetal. Estudos realizados em cobaias e coelhos prenhes não mostraram evidência de embriotoxicidade, de fetotoxicidade ou de teratogenicidade
Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Uma vez que os estudos de reprodução animal não são sempre preditivos da resposta humana, o aztreonam deve ser usado durante a gravidez somente quando claramente necessário.

Lactantes
Como o aztreonam é excretado no leite materno, em concentrações inferiores a 1% das concentrações séricas dosadas a partir de amostras de soro materno, é recomendável a descontinuação temporária da amamentação durante o tratamento com AZACTAM.

Uso Pediátrico
Dados de segurança e eficácia em recém-nascidos com menos de 1 semana são limitados; a administração de aztreonam nestes pacientes necessita ser cuidadosamente avaliada (vide POSOLOGIA).
AZACTAM contém arginina. Estudos em crianças de baixo peso demostraram que a arginina administrada na formulação de AZACTAM pode resultar em um aumento da arginina, insulina e, indiretamente, de bilirrubina no soro. As conseqüências da exposição a este aminoácido durante o tratamento de recém-nascidos não foram totalmente determinadas.