Posologia de aztreonam

AZTREONAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AZTREONAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AZTREONAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O AZACTAM (aztreonam) INJETÁVEL pode ser administrado por via intravenosa ou via intramuscular.

Adultos

TIPO DE INFECÇÃO DOSES(*) FREQUÊNCIA
Infecções das vias urinárias 0,5 ou 1g 8 ou 12h
Infecções generalizadas moderadamente graves 1 ou 2g 8 ou 12h
Infecções generalizadas graves ou potencialmente letais 2g 6 ou 8h



(*) A dose máxima recomendada é de 8g ao dia.
Recomenda-se a via intravenosa para pacientes requerendo de doses únicas maiores que 1 grama ou para aqueles com septicemia bacteriana, abscessos parenquimatosos localizados (por exemplo, abscessos intrabdominais), peritonites ou em outras infecções generalizadas graves ou potencialmente letais. Devido à gravidade das infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa, recomenda-se uma dose de 2 gramas a cada 6 ou 8 horas, pelo menos como tratamento inicial de infecções sistêmicas produzidas por este microrganismo.

Crianças e Adolescentes
A dose habitual para pacientes com mais de uma semana de vida é de 30mg/Kg a intervalos de 6 a 8 horas. A dose recomendada para o tratamento de infecções graves, em pacientes com 2 anos de idade ou mais, é de 50mg/Kg a cada 6 a 8 horas.
Recomenda-se doses de 50mg/kg em intervalos de 6 a 8 horas para todos os pacientes, no tratamento de infecções devido a P. aeruginosa.
A dose pediatrica máxima não deve exceder a dose máxima recomendada para adultos.

Insuficiência Renal
Níveis séricos prolongados de aztreonam podem ocorrer em pacientes com insuficiência renal persistente ou transitória. Portanto, após uma dose usual inicial, a dosagem de AZACTAM deve ser dividida pela metade em pacientes com clearance de creatinina estimado entre 10 e 30mL/min/1,73m2.
Quando se dispõe somente do valor da concentração sérica de creatinina, pode-se utilizar a fórmula a seguir (segundo o sexo, peso e idade do paciente) para o cálculo aproximado da depuração de creatinina. A creatinina sérica deve representar um estado de equilíbrio da função renal.
Para pacientes com insuficiência renal grave, com clearance de creatinina menor que 10mL/min/1,73m2, como aqueles que necessitam de hemodiálise, deverão receber inicialmente as doses usuais. A dose de manutenção deverá ser 1/4 da dose inicial usual, administrados a intervalos fixos de 6, 8 ou 12 horas. Em infecções graves ou potencialmente letais, além das doses de manutenção assinaladas, deverá ser administrado 1/8da dose inicial após cada sessão de hemodiálise.