Características farmacológicas benegrip

BENEGRIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENEGRIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENEGRIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



•dipirona sódica: é um agente analgésico e antitérmico de largo uso clínico, está indicada no tratamento de todos os processos dolorosos agudos ou crônicos. A dipirona atua no SNC e perifericamente, inibindo a cicloxigenase, que é uma enzima fundamental para a produção de prostaglandinas, que por sua vez contribuem no processo álgico (dor) e pirético (febre).

•maleato de clorfeniramina: é um anti-histamínico derivado da pirilamina. Atua pela competição com a histamina pelos receptores H1 presentes nas células de efeito. Desta forma o maleato de clorfeniramina tem ação contrária à da histamina, responsável pela maioria dos efeitos alérgicos presentes nos estados gripais. Sua ação direta sobre os receptores promove vasoconstrição, levando ao descongestionamento nasal e a redução da coriza.

•cafeína: estimulante suave do SNC, comumente utilizado associado aos analgésicos, com a intenção de aumentar a resposta terapêutica no tratamento. A cafeína é um composto metilxantínico; parece exercer suas ações centrais (e talvez também suas funções periférica) ambas bloqueando os receptores adenosínicos.