Advertências azactam

AZACTAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de AZACTAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com AZACTAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gerais
Os antibióticos, assim como outros fármacos, devem ser administrados com cuidado a qualquer paciente com histórico de reação alérgica a compostos estruturalmente relacionados ao aztreonam. Caso ocorram reações alérgicas, descontinuar a terapia e iniciar tratamento de suporte adequado com os procedimentos padrões. Reações de hipersensibilidade sérias podem necessitar de epinefrina e outras medidas de emergência.
O uso de antibióticos pode promover o crescimento de organismos resistentes.
Clostridium difficile associado à diarreia (CDAD) foi reportado com o uso de praticamente todos os agentes antibacterianos, incluindo AZACTAM, e pode variar quanto ao grau de gravidade, desde diarreia leve até colite fatal. CDAD deve ser considerada em todos os pacientes que apresentem diarreia após o uso do antibiótico. É necessário cuidado com o histórico médico, já que foi reportada a ocorrência de CDAD até dois meses depois da administração de agentes antibacterianos. Se há suspeita e confirmação de CDAD, o uso de antibióticos que não ajam diretamente contra C. Difficile pode ter que ser descontinuado.

Carcinogênese, Mutagênese e Danos à Fertilidade
Não foram realizados estudos de carcinogenicidade em animais.
Estudos de toxicologia genética não revelaram evidências de potencial mutagênico. Estudos de reprodução não revelaram evidências de comprometimento da fertilidade.

Uso Pediátrico
Dados de segurança e eficácia em recém-nascidos com menos de 1 semana são limitados; a administração de aztreonam nestes pacientes necessita ser cuidadosamente avaliada (vide POSOLOGIA).
AZACTAM contém arginina. Estudos em crianças de baixo peso demostraram que a arginina administrada na formulação de AZACTAM pode resultar em um aumento da arginina, insulina e, indiretamente, de bilirrubina no soro. As consequências da exposição a este aminoácido durante o tratamento de recém-nascidos não foram totalmente determinadas.