Advertências gentagran

GENTAGRAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GENTAGRAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GENTAGRAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Genta-gran® só deve ser usado sob orientação médica. Se manifestar alguma irritação ou sensibilidade ao antibiótico o tratamento deverá ser interrompido e estabelecida uma terapia adequada.
Evitar possível contaminação do medicamento, impedindo que a ponta da bisnaga toque a conjuntiva ou tecidos vizinhos. Não usar lente de contato enquanto estiver utilizando o Genta-gran.

Uso durante a gravidez: a segurança em gestante não foi determinada.
Uso em mães lactantes: deve-se ter cautela ao administrar a gentamicina em mães lactantes, porque ainda não se sabe se os componentes da gentamicina são excretados no leite humano. Pomadas oftálmicas podem retardar a cicatrização do epitélio da córnea, se ocorrer sensibilização após o uso da gentamicina por via ocular, não utilizá-la por via sistêmica, oral ou injetável.
O uso de gentamicina pode resultar em um crescimento de organismos resistentes, como fungos. Se uma infecção por outro microrganismo ocorrer, durante a terapia com a Genta-gran® , o uso da droga deve ser descontinuado e a terapia apropriada deve ser instituída.
Categoria de risco B: Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.