Bula para paciente gino dermazine

GINO DERMAZINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GINO DERMAZINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GINO DERMAZINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
GINO DERMAZINEé um agente antimicrobiano que age diretamente sobre os microorganismos que provocam infecções vaginais. Age, também, como acelerador da cicatrização.
PORQUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO? •
Tratamento tópico de vaginites específicas (vaginose bacteriana, candidíase e tricomoníase), e inespecíficas; assim como coadjuvante no tratamento das cervicites12. •Como cicatrizante no pós-cautério do colo do útero, após biópsia do colo e da vulva, e no pósoperatório de cirurgias vaginais, aplicado junto a tampões vaginais, ou diretamente na vagina com o auxílio do aplicador. •Como cicatrizante de feridas vulvares.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CONTRA-INDICAÇÕES: O uso não é recomendado, em caso de gravidez a termo, crianças prematuras e recém-natos no primeiro mês de vida, quando a utilização for em grandes áreas do corpo. É contra-indicado em pacientes alérgicos às Sulfas. Por existirem poucos dados sobre a sua passagem para o leite materno, também não é recomendado em mulheres que estejam amamentando.
Gino Dermazine não deve ser utilizado em pacientes alérgicos às sulfas e demais componentes da formulação.
ADVERTÊNCIAS:
Quando do uso por longos períodos, a monitoração dos níveis da Sulfa no sangue e da função dos rins tornam-se importantes, apesar da pouca absorção do produto. Pode haver o escurecimento do creme junto à tampa do tubo. Isso se deve a oxidação dos sais de prata quando expostos a luz.
PRECAUÇÕES:
Não deve ser aplicado na região dos olhos. Deve ser utilizado apenas por via local, não ingerir o medicamento.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Este produto não deve ser utilizado junto com enzimas proteolíticas (colagenase, proteases, etc).
Este medicamento não deve ser utilizado em gestantes a termo, bebês prematuros e crianças menores que um mês de idade. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento, ou após o seu término, assim como se está amamentando. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ASPECTO FÍSICO
O produto apresenta-se como um creme, branco
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Sem odor (cheiro).
DOSAGEM
– Vaginites: Uma aplicação diária (1 aplicador cheio), de preferência à noite, durante 6 dias. – Pós-cautério, pós-biópsia, pós-operatório em cirurgias vaginais: Uma aplicação diária por 6 dias. Recomenda-se que a primeira aplicação seja feita pelo próprio médico após o procedimento.
– Cicatrização de feridas e úlceras vulvares: Uma a duas aplicações diárias, sem a utilização do aplicador, diretamente sobre a ferida. As aplicações não deverão ser interrompidas durante a menstruação. No caso de fluxo muito intenso, o medicamento pode ser interrompido e recomeçado após a diminuição do sangramento. Caso a interrupção da aplicação se estenda por mais de dois dias, recomenda-se reiniciar a série de 6 aplicações. Nas vaginoses bacterianas, tricomoníase e cervicites pode ser necessário complementar o tratamento com outros medicamentos, conforme orientação do ginecologista, sendo recomendado o tratamento do parceiro.
COMO USAR
•Após a remoção da tampa do tubo, adaptar firmemente o aplicador à sua ponta. Se necessário, utilizar movimentos rotatórios para um melhor encaixe (fig. 1); •Apertar a base do tubo em direção à rosca, forçando a entrada do creme no aplicador, até seu completo enchimento (fig. 2); •O êmbolo do aplicador deverá retrair (fig. 3 e 4); •Com o aplicador cheio, desconectar o aplicador do tubo com um pequeno movimento de alavanca (fig. 5); •Introduzir, cuidadosamente, o aplicador na vagina e empurrar lentamente o êmbolo até o final de seu curso, ficando o creme depositado na vagina; •Descartar o aplicador após o uso. .Lavar bem as mãos antes e depois de utilizar o produto. .Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. .Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. .Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis. Nos casos de dor, irritação, ou qualquer outra reação, pare o tratamento e procure o médico assistente. Pacientes que utilizam o produto por longos períodos devem ser acompanhados por médico.
Embora não haja relato de efeitos adversos, o medicamento não foi utilizado em crianças.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
A absorção do medicamento é baixa, além do que, a superfície corporal em contato com o creme é pequena (vagina, colo e vulva). Eventualmente, a utilização da Sulfadiazina de Prata em grandes áreas do corpo ou por longos períodos de tempo pode levar a um aumento da concentração da substância no sangue. Nestes casos, o uso do produto deve ser interrompido imediatamente e o paciente deve procurar o seu médico.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
GINO DERMAZINE® deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.