Bula para paciente glimepirida

GLIMEPIRIDA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GLIMEPIRIDA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GLIMEPIRIDA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Leia atentamente este texto antes de começar a tomar o medicamento. Ele informa sobre as propriedades deste medicamento, porém, se você tiver dúvidas ou estiver inseguro fale com seu médico. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome do rótulo, para não haver enganos. Não administre este medicamento caso haja sinais de violação e/ou danos na embalagem.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento contém como ativo a glimepirida, uma substância pertencente a classe das sulfoniluréias, usada no controle do nível de açúcar no sangue. A glimepirida, juntamente com atividade física e dieta, é utilizada no tratamento da diabetes.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
A glimepirida é indicada no tratamento da diabetes mellitus não insulino dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser adequadamente controlados por meio de dieta alimentar.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A glimepirida está contra-indicada para pacientes com hipersensibilidade à glimepirida ou a outras sulfoniluréias, derivados sulfonamídicos ou aos demais componentes da formulação. É também contra-indicado em casos de cetoacidose diabética, estando o paciente em coma ou não. Essa condição deve ser tratada com insulina. Informe ao médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Durante o início ou após alterações no tratamento, ou quando a glimepirida não for administrada regularmente, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois a sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas. Deve ser evitada a ingestão concomitante com bebidas alcoólicas e com substâncias que afetam o controle metabólico dos carboidratos.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária pediátrica.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A glimepirida apresenta-se em comprimidos de uso oral, com as seguintes características:
-glimepirida 1 mg – Comprimidos oblongo rosados, sulcado em uma das faces.
-glimepirida 2 mg – Comprimidos oblongo esverdeados, sulcado em uma das faces.
-glimepirida 4 mg – Comprimidos oblongo azulados, sulcado em uma das faces.
O tratamento deve ser iniciado e acompanhado pelo médico. A princípio, a posologia de glimepirida é orientada de acordo com o nível sangüíneo de glicose. Os comprimidos de glimepirida devem ser engolidos inteiros, sem mastigar e com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente meio copo). O tratamento com glimepirida é de longa duração, dependendo da resposta e evolução do paciente e da conduta e decisão do médico.
Posologia: a dose inicial usual é de 1 mg de glimepirida, uma vez ao dia. Esta dose pode ser aumentada de forma gradual, em uma a duas semanas, de acordo com as seguintes etapas: 1 mg, 2 mg 3 mg, 4 mg, 6 mg. A dose inicial para pacientes com diabetes bem controlado é de 1 mg a 4 mg, uma vez ao dia. Recomenda-se administrar a dose imediatamente antes da primeira refeição substancial ou da primeira refeição principal. É muito importante alimentar-se bem após a administração da medicação. A melhora dos sintomas é observada progressivamente com o decorrer do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Mantenha esta bula em seu poder enquanto durar o tratamento com este medicamento.
Você pode querer lê-la novamente.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Hipoglicemia (seguida de dor de cabeça, excesso de apetite, agressividade, fadiga, depressão, insônia , alteração do sono; alterações visuais), distúrbios gastrintestinais (náuseas e vômito), reações alérgicas. Informar ao médico quaisquer sinais ou sintomas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO
DE UMA SÓ VEZ?
No caso de superdose, procurar auxílio médico imediato. A superdose aguda, assim como o tratamento a longo prazo, com doses muito elevadas de glimepirida, podem causar distúrbios gastrintestinais. O paciente deve ingerir açúcar de imediato, a não ser que um médico esteja conduzindo o tratamento da superdose.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em local fresco (temperatura entre 15°C a 30°C) e ao abrigo da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.