Bula para paciente magnen b6

MAGNEN B6 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAGNEN B6 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAGNEN B6 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) está indicado como suplemento vitamínico-mineral. Quando ingerido regularmente supre prováveis deficiências da dieta diária, auxilia o sistema imunológico, em casos de doenças crônicas ou convalescença, e também os idosos.

Por que este medicamento foi indicado?
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) está indicado como suplemento vitamínico-mineral nos seguintes casos:
-dietas restritivas e inadequadas;
-como auxiliar do sistema imunológico;
-em doenças crônicas ou convalescença;
-para idosos.

Quando não devo usar este medicamento?
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não é recomendado para crianças com idade inferior a 10 anos.

Contraindicações, advertências e precauções:
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) deve ser utilizado com cautela em pacientes portadores de alterações do ritmo ou do músculo cardíaco, insuficiência renal leve ou moderada. Nos casos de insuficiência renal grave Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) está contraindicado.
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não deve ser administrado por períodos prolongados em doses superiores às recomendadas.

Ingestão conjunta de outras substâncias:
Magnen B6(glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não deve ser administrado em pacientes com Doença de Parkinson em uso de levodopa isolada, pois o cloridrato de piridoxina reduz seu efeito. Porém, quando a levodopa estiver associada com benserazida ou carbidopa não ocorre esta interação.
Além disto, o cloridrato de piridoxina possivelmente interage com glimepirida, aumentando seu efeito hipoglicemiante. Se necessário, considerar a redução da dose de glimepirida.
O glicinato de magnésio, substância presente na combinação de Magnen B6(glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não causa efeitos tóxicos em pacientes portadores de insuficiência renal leve e moderada, quando administrado nas doses diárias recomendadas. Ainda assim deve ser utilizado com atenção neste pacientes.
O glicinato de magnésio, substância presente na combinação de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) geralmente não interage, ou mesmo apresenta interação mínima com alimentos e medicamentos. Ainda assim, alguns medicamentos devem ter seus efeitos terapêuticos monitorados em vista da possível interação com o mineral magnésio.
Possível diminuição de efeito: anticoagulantes orais, cetoconazol, cimetidina, ranitidina, clordiazepóxido, demeclociclina, diazepam, digitálicos, salicilatos, moxifloxacino, dexametasona, prednisona e tetraciclinas.
Possível potencialização de efeito (considerar efeito tóxico): anfetaminas, efedrina, levodopa, quinidina, amicacina, dibecacina e cisatracúrio.
O glicinato de magnésio, substância presente na combinação de Magnen B6(glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) juntamente com esteroides anabólicos ou anabolizantes pode aumentar o risco de edema.
O glicinato de magnésio, substância presente na combinação de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não altera a absorção de eterocoxibe.

Interferências em testes laboratoriais
A ingestão de cloridrato de piridoxina pode provocar uma reação falso-positiva na detecção de urobilinogênio quando utilizado o Reativo de Ehrlich.

Gravidez e lactação
Não são conhecidas restrições específicas sobre o uso de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) na gravidez e na lactação quando utilizado nas quantidades diárias recomendadas.

Informe o seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina)
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso pediátrico
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não é recomendado para crianças com idade inferior a 10 anos.

Pacientes idosos
Não existem restrições específicas ao uso de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) em pacientes idosos (acima de 65 anos).

Reações adversas
A ingestão de cloridrato de piridoxina, substância presente na combinação de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) pode causar sintomas gastrintestinais como náusea, vômito, irritação estomacal e diarreia, bem como coceira e vermelhidão da pele.
Não são conhecidos dados que associem a ingestão do glicinato de magnésio contido em Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) com episódios de diarreia.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Como devo usar este medicamento?
Aspecto Físico
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) apresenta-se sob a forma de comprimidos revestidos oblongos de coloração amarela.

Pacientes idosos
Não existem restrições específicas ao uso de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) em pacientes idosos (acima de 65 anos).

Uso Pediátrico
Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não é recomendado para crianças com idade inferior a 10 anos.

Modo de usar
Ingerir dois comprimidos revestidos de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) por dia, em uma ou duas tomadas ou a critério médico, com pequena quantidade de líquido, após as refeições administrando-os por via oral. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los. Os comprimidos de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) não devem ser partidos ou desintegrados.
Antes da utilização, verificar se há antecedentes de intolerância ou alergia a quaisquer componentes presentes na formulação de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina).

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Quais os males que este medicamento pode causar?
O cloridrato de piridoxina, substância presente na combinação de Magnen B6(glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina), quando ingerido em altas doses (2,0 a 6,0 gramas por dia) e por períodos prolongados, pode ocasionar interferências nas funções nervosas das extremidades do corpo. Este quadro clínico é denominado Neuropatia Periférica Severa e é caracterizado por alterações de sensibilidade, do modo de andar e fraqueza muscular. Com a suspensão do uso do cloridrato de piridoxina estas alterações apresentam melhora gradativa até a completa recuperação.
Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Por superdosagem entendem-se doses ingeridas muito acima daquelas indicadas no item “Como devo usar este medicamento?”.
Em caso de superdosagem podem ocorrer alterações do ritmo cardíaco, alteração do nível de consciência, coma, queda da pressão arterial, paralisia muscular, insuficiência renal, insuficiência respiratória, alterações de sensibilidade e do modo de andar, fraqueza muscular, dor de cabeça, dor abdominal, tontura, náusea, vômito e vermelhidão da pele.
Em caso de superdosagem acidental, procure imediatamente orientação médica para que sejam adotadas as medidas corretas de desintoxicação.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15° e 30°C). Proteger a embalagem da luz e umidade.
O prazo de validade de Magnen B6 (glicinato de magnésio + cloridrato de piridoxina) é de 24 meses a partir da data de fabricação e está indicado na embalagem externa do produto. Em caso de vencimento, inutilizar o produto.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.