Modo de usar omnaris

OMNARIS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OMNARIS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OMNARIS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1.O medicamento está contido num frasco de vidro, revestido por uma capa de plástico.
2.No interior do invólucro há um sachê contendo sílica para adsorver a umidade. Seu conteúdo não deve ser ingerido.
3.Omnaris* não contém conservantes em sua composição. Por isso, é importante que o paciente registre a data de validade do medicamento após a retirada da embalagem. Oriente o paciente a contar quatro meses a partir da retirada do frasco de spray nasal de Omnaris* da embalagem. O frasco do spray nasal deverá ser descartado após essa data, evitando que o paciente use o medicamento com o prazo de validade vencido. Enquanto o spray nasal estiver lacrado na embalagem de alumínio, sua validade é de 24 meses.
4.Antes do primeiro uso, o frasco deve ser agitado suavemente e o aplicador acionado pressionando-o para baixo oito vezes. Se o paciente não usar o spray nasal por quatro dias, o frasco deverá ser agitado suavemente e o aplicador acionado novamente para liberar uma dose ou até que apareça uma névoa fina. Isto serve para promover o preenchimento interno da válvula e proporcionar a dose exata no momento de utilização.

Usando o spray:
1.O paciente deverá assoar o nariz.
2.O frasco deverá ser agitado suavemente e a tampa protetora retirada.
3.O paciente deverá segurar o frasco firmemente com os dedos indicador e médio nos lados da ponta do spray enquanto sustenta a base do frasco com o polegar.
4.Introduzir a ponta do spray em uma narina. Segurar o frasco com a mão esquerda para introduzir a ponta do spray na narina direita e vice-versa. Direcionar a ponta do spray para a parede lateral externa da narina.
5.O paciente deverá inclinar a cabeça levemente para a frente, manter o frasco em pé e pressionar o aplicador rápida e firmemente. Por fim, deverá puxar o ar pelo nariz enquanto a dose é liberada.
6.Repetir as etapas 3 a 5 para a segunda dose.
A quantidade de spray nasal restante pode ser observada através do frasco.

Instruções de limpeza do aplicador:
Após o uso diário do spray nasal, o paciente deverá limpar o aplicador com um pano limpo e seco e recolocar a tampa protetora.
Se o aplicador nasal estiver entupido ou precisar de uma limpeza mais completa, devem-se observar as seguintes instruções de limpeza (o paciente não deve tentar desentupir o frasco com objetos afiados através do pequeno furo de jatos no aplicador nasal):
1.Retirar a tampa protetora e puxar suavemente para cima para liberar o aplicador nasal.
2.Lavar a tampa protetora e o aplicador com água morna. Não ferver.
3.Secar e recolocar o aplicador nasal.
4.Acionar a válvula para liberar uma dose ou até que apareça uma névoa fina.
5.Recolocar a tampa protetora.