Portal

REAÇÕES ADVERSAS OXIMAX

Os dados de segurança descritos a seguir refletem a exposição ao furoato de mometasona em pacientes de 12 anos de idade ou mais, avaliados e tratados em 10 estudos clínicos controlados por placebo, de duração de 8 a 12 semanas com um total de 1750 pacientes e em três estudos que incluíram 475 pacientes recebendo furoato de mometasona por um ano.
Os efeitos adversos de OXIMAX são apresentados em ordem decrescente de incidência:
Reações muito comuns (> 1/10): cefaleia, rinite alérgica com asma, faringite aguda, infecção aguda das vias aéreas superiores, dor articular e depressão.
Reação comum (> 1/100 e < 1/10): sinusite, candidíase oral, dismenorreia, dor musculoesquelética, dor lombar, dispepsia, mialgia, dor abdominal e pélvica, náuseas e vômitos, fadiga, síndrome semelhante à gripe (calafrios com febre, mialgia), gastrenterite (gastrenterite e colite não infecciosas), anorexia, otalgia, infecção, disfonia, epistaxe.
Reações incomuns (> 1/1.000 e < 1/100): catarata
Reações raras (> 1/10.000 e < 1.000): glaucoma, pressão intraocular aumentada.
Os efeitos colaterais sérios podem incluir:
•Infecções fúngicas de boca e garganta. Pacientes que utilizam esteroides inalatórios para asma podem desenvolver uma infecção fúngica da boca.
•Possível aumento do risco de infecção por causa d e um sistema imune enfraquecido com o uso de esteroides.
•Insuficiência adrenal. Pode ocorrer morte. Se o paciente estiver sob estresse, como com cirurgia, após cirurgia ou trauma, é possível que possa precisar novamente de esteroides orais.
•Redução da massa óssea (densidade mineral óssea). Os pacientes que usam esteroides inalatórios por u m longo período de tempo podem estar sob um maior risco de redução da massa óssea, o que pode afetar a resistência dos ossos.

Podem ocorrer efeitos sistêmicos com o uso de corticosteroides inalatórios, especialmente quando prescritos em doses altas e por períodos prolongados.

Assim como se observa com outros glicocorticoides, deve ser considerada a potencial ocorrência de reações de hipersensibilidade, como: erupções cutâneas, urticária, prurido e eritema, edema nos olhos, na face, nos lábios e na garganta.