Interações medicamentosas pamidronato dissodico

PAMIDRONATO DISSODICO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PAMIDRONATO DISSODICO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PAMIDRONATO DISSODICO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A administração concomitante do pamidronato dissódico com diuréticos de alça não afeta sua ação hipocalcêmica. O pamidronato dissódico tem sido administrado concomitantemente com agentes antineoplásicos, utilizados comumente, sem apresentar interação. O pamidronato dissódico tem sido utilizado em combinação com calcitonina em pacientes com hipercalcemia grave, resultando em efeito sinérgico de queda mais rápida do cálcio sérico.
O pamidronato dissódico forma complexos com cátions bivalentes e não deve ser adicionado a soluções intravenosas que contenham cálcio.
Deve-se tomar as devidas precauções no uso concomitante do pamidronato dissódico com drogas potencialmente nefrotóxicas.
Nos pacientes com mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos, o risco de insuficiência renal pode aumentar quando o pamidronato dissódico for usado em combinação com a talidomida.