Características farmacológicas terizidex

TERIZIDEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERIZIDEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERIZIDEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



FARMACOLOGIA CLÍNICA
A terizidona é um derivado da cicloserina. É um medicamento utilizado na quimioterapia da tuberculose, cujo agente é o complexo Mycobacterium tuberculosis. TERIZIDEX é administrado por via oral, facilitando o tratamento. Sua ação antiinfecciosa se dá, por interromper o metabolismo das bactérias, ao inibir algumas enzimas e por inibir a síntese do ácido micólico, no caso de Mycobacterium tuberculosis.
FARMACOCINÉTICA
A concentração máxima de terizidona, a nível sérico, é atingida em 2 a 3 horas, não necessariamente, após a ingestão oral de uma dose de 500 mg de terizidona, mas os níveis plasmáticos são maiores após a ingestão de 750 mg. Entretanto, a administração deverá ser feita em intervalos espaçados, ao longo do dia, em várias doses. Em indivíduos com função renal normal, a permanência da terizidona na corrente sangüínea é de aproximadamente 21 horas, sendo que a rapidez da eliminação é proporcional à dose administrada. A principal via de eliminação é a via renal e uma parte é também eliminada pelas fezes. A terizidona pode ser eliminada também por hemodiálise. Não há conhecimento de ligação da terizidona às proteínas do plasma.