Posologia de vannair

VANNAIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VANNAIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VANNAIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Quando o VANNAIR é acionado, um volume de suspensão é expelido pelo inalador em alta velocidade. Quando o paciente inala pelo bocal simultaneamente ao acionamento do inalador, a substância inspirada segue para as vias aéreas inferiores.
A dose de VANNAIR deve ser individualizada conforme a gravidade da doença.
Quando for obtido o controle da asma, a dose deve ser titulada para a menor dose que permita manter o controle eficaz dos sintomas.

POSOLOGIA
ASMA
VANNAIR 6/100 mcg/inalação
Adultos (a partir de 18 anos de idade)
2 inalações uma ou duas vezes ao dia. Em alguns casos, uma dose máxima de 4 inalações duas vezes ao dia pode ser requerida como dose temporária de manutenção durante a piora da asma.

Adolescentes (12-17 anos)
2 inalações uma ou duas vezes ao dia. Durante a piora da asma, a dose pode temporariamente ser aumentada para o máximo de 4 inalações duas vezes ao dia.

Crianças (6-11 anos)
2 inalações duas vezes ao dia. Dose máxima diária de 4 inalações.

VANNAIR 6/200 mcg/inalação
Adultos (a partir de 18 anos de idade)
2 inalações uma ou duas vezes ao dia. Em alguns casos, uma dose máxima de 4 inalações duas vezes ao dia pode ser requerida como dose temporária de manutenção durante a piora da asma.

Adolescentes (12-17 anos)
2 inalações uma ou duas vezes ao dia. Durante a piora da asma, a dose pode temporariamente ser aumentada para o máximo de 4 inalações duas vezes ao dia.

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
VANNAIR 6/200 mcg/inalação

Adultos (a partir de 18 anos de idade)
2 inalações duas vezes ao dia. Dose máxima diária: 4 inalações.
Não foram estabelecidas a segurança e eficácia de VANNAIR 6/100 mcg/inalação para o tratamento de DPOC.
Não foram estabelecidas a segurança e eficácia de VANNAIR 6/200 mcg/inalação para o tratamento de DPOC em pacientes menores de 18 anos de idade.
Os pacientes devem ser instruídos que VANNAIR deve ser usado mesmo quando estiverem assintomáticos, para obter o benefício máximo da terapia.
Se o paciente esquecer de tomar uma dose de VANNAIR, não é necessário tomar a dose esquecida; deve-se apenas tomar a próxima dose, conforme prescrito.
Crianças: A experiência clínica em crianças abaixo de 6 anos de idade é limitada. Deverá ser utilizado nesta faixa etária somente a critério médico.
Insuficiência hepática: não há dados disponíveis para o uso de VANNAIR em pacientes com insuficiência hepática. Uma vez que a budesonida e o formoterol são essencialmente eliminados por metabolismo hepático, o aumento da exposição pode ocorrer em pacientes com doença hepática grave.

Insuficiência renal: não há dados disponíveis para o uso de VANNAIR em pacientes com insuficiência renal.

Idosos: não há ajuste de dose especial para pacientes idosos.

MODO DE USAR
VANNAIR deve ser administrado por via inalatória.
Antes do início do uso, o inalador VANNAIR deve ser retirado do invólucro de alumínio. O invólucro de alumínio deve ser jogado fora, assim como o sache do agente dessecante (usado para proteger o inalador da umidade) presente no interior do invólucro. Se o agente dessecante tiver vazado de sua embalagem, o inalador não deve ser utilizado.
Após retirar o inalador do invólucro de alumínio o inalador deve ser utilizado dentro de 3 meses. Na caixa de VANNAIR deve ser anotada a data em que o invólucro de alumínio foi aberto, para que se lembre quando o inalador não deve ser mais usado (3 meses após abrir o invólucro de alumínio).
As partes do inalador são mostradas na figura a seguir. O inalador já estará montado quando for ser utilizado pela primeira vez. Não deve ser retirada qualquer parte do inalador. Se o tubo de alumínio (presente na parte de dentro do inalador) se desencaixar, este deve ser recolocado no inalador e o uso pode ser continuado.

Preparo do inalador para o uso
O inalador deve ser preparado para uso nas seguintes situações:
Quando utilizado pela primeira vez.
Se o inalador não tiver sido utilizado por mais de 7 (sete) dias.
Se o inalador for derrubado.
Para o preparo do inalador para uso as seguintes instruções devem ser seguidas:
1.Agitar bem o inalador por 5 segundos para misturar o conteúdo do tubo de alumínio (aerossol).
2.Remover a tampa do bocal, pressionando levemente as laterais da tampa. A tira que segura a tampa do bocal permanecerá presa ao inalador.
3.Segurar o inalador na posição vertical. Em seguida, apertar o contador (no topo do inalador) para baixo para a liberação de um jato de spray no ar. Pode ser usada uma ou duas mãos para segurar o inalador, como mostrado nas figuras a seguir.
4.Retirar os dedos do contador.
5.Esperar 10 segundos. Agitar bem o inalador e repetir os passos 3 e 4 novamente.
6.O inalador está pronto para ser usado.

OU

Como administrar uma inalação
Ao administrar uma inalação as instruções a seguir devem ser seguidas:
1.Agitar bem o inalador por 5 segundos para misturar o conteúdo do tubo de alumínio.
2.Remover a tampa do bocal, pressionando levemente as laterais da tampa. Verificar se o bocal não está bloqueado.
3.Segurar o inalador na posição vertical (usando uma ou duas mãos). Expirar suavemente.
4.Colocar o bocal entre os dentes e fechar os lábios em torno dele.
5.Inspirar lenta e profundamente pela boca. Enquanto isso pressionar o contador (no topo do inalador) firmemente para baixo para liberar uma inalação (jato de spray). Continuar inspirando por um curto tempo depois de ter apertado o contador.
6.Segurar a respiração por até 10 segundos ou pelo tempo que achar confortável.
7.Antes de expirar, retirar o dedo do contador e remover o inalador de sua boca, mantendo o inalador na posição vertical.
8.Expirar lentamente. Para administrar outra inalação, agitar bem o inalador por 5 segundos e repetir os passos 3 a 7.
9.Colocar a tampa no bocal. Sempre guardar o inalador VANNAIR na posição vertical.
10.Enxaguar a boca com água depois de administrar as inalações da manhã e/ou da noite e não engolir a água.

Limpeza do inalador VANNAIR
O bocal do inalador deve ser limpo pelo menos uma vez por semana (a cada 7 dias) da seguinte maneira:
Remover a tampa do bocal.
Limpar a parte interna e externa do bocal com um pano seco e limpo.
Não usar água ou outros líquidos e não remover do inalador o tubo de alumínio (no interior do inalador).
Colocar a tampa no bocal.

Não colocar o inalador na água.
Não tentar separar as partes do inalador.

Funcionamento do contador do inalador VANNAIR
O contador de doses fica no topo do inalador. O contador mostra quantas inalações (jatos de spray) tem o medicamento VANNAIR. O contador começa com “120” inalações quando está repleto e move a seta de “120” até ”0” (zero) conforme o uso.
Cada vez que uma inalação (jato de spray) for administrada ou uma inalação para o ar for liberada, a seta se moverá em direção ao número “0”. A seta aponta para o número de inalações que ainda restam no inalador.
Quando a seta do contador atingir a área amarela, isto significa que ainda restam cerca de 20 inalações (jatos de spray). Este é o momento de adquirir um novo inalador VANNAIR.
Quando a seta alcançar o número “0”, deve ser iniciado o uso de um novo inalador VANNAIR. O inalador pode ainda conter aerossol no seu interior e o paciente terá a impressão de que ainda funciona, mas se continuar a usá-lo não estará administrando a dose certa do medicamento.
O inalador deve ser descartado quando atingir o número “0” (zero), que indica o término do número de inalações a serem usadas, ou após 3 meses da abertura do invólucro de alumínio.