Advertências funtyl

FUNTYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FUNTYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FUNTYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Comprimidos:
Se um paciente apresentar sinais e sintomas sugestivos de disfunção hepática, como náusea persistente inexplicada, anorexia, cansaço ou icterícia, urina escura ou fezes esbranquiçadas, deve-se verificar a origem hepática e interromper a terapia com o Funtyl (vide: REAÇÕES ADVERSAS).
Estudos farmacocinéticos de dose única em pacientes com disfunção hepática preexistente mostraram que o “clearance” (depuração) de terbinafina pode ser reduzido em cerca da 50%. O uso de Funtyl em pacientes com disfunção hepática crônica ou ativa não foi estudado em ensaios clínicos prospectivos e por essa razão não pode ser recomendado.
Os pacientes com diminuição da função renal (“clearance” (depuração) de creatinina < 50 ml/min ou creatinina sérica superior a 300 µgmol/l) devem receber metade da dose normal.
Estudos in vitro mostraram que a terbinafina inibe o metabolismo CYP2D6. Portanto, os pacientes sob tratamento concomitante com drogas metabolizadas predominantemente por essa enzima, como por exemplo: antidepressivos tricíclicos, betabloqueadores, inibidores seletivos de recaptadores de serotonina, inibidores da monoaminoxidase tipo B (IMAO-B), devem ser monitorados se a droga co-administrada apresentar índice terapêutico baixo.
Creme:
O Funtyl creme destina-se exclusivamente ao uso externo. Deve-se evitar o contato com os olhos.
Solução tópica e spray tópico:
Devem ser usados com cautela em pacientes com lesões nas quais o álcool possa causar irritação. Destinam-se exclusivamente ao uso externo. Podem causar irritação nos olhos. Em caso de contato acidental com os olhos, lave-os com água corrente e, se quaisquer sintomas persistirem consulte o médico. Em caso de inalação acidental, se algum sintoma aparecer e/ou persistir consulte o médico.