Modo de usar bactrim

BACTRIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BACTRIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BACTRIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Bactrim® comprimidos e suspensão:
As doses de Bactrim® comprimidos e suspensão de uso oral devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração.
Bactrim® deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C).

Bactrim® solução intravenosa:

Métodos de administração
As ampolas de Bactrim® devem ser diluídas antes do uso. As seguintes soluções de infusão podem ser usadas para diluição:
• Glicose 5%
• Glicose 10%
• Xilitol 10%
• Solução de Ringer (USP XVIII)
• “Macrodexin” (dextran 70,6% em dextrose a 5%)
• Cloreto de sódio a 0,9%
• Cloreto de sódio a 0,45% + glicose a 2,5%

É importante observar o seguinte esquema de diluição, que é baseada em uma proporção de 25-30 mL de solução de infusão para cada mL de Bactrim®:
• 1 ampola de Bactrim® (5 mL) em 125 mL de solução para infusão
• 2 ampolas de Bactrim® (10 mL) em 250 mL de solução para infusão
• 3 ampolas de Bactrim® (15 mL) em 500 mL de solução para infusão

As misturas com Bactrim® devem ser preparadas para administração imediata. Depois de adicionar o Bactrim® a solução para infusão deve ser agitada para assegurar uma mistura completa. No caso de surgirem turvação ou cristalização da solução antes ou durante a administração, a infusão deve ser interrompida e uma nova infusão preparada. A solução para infusão de Bactrim® deve ser utilizada nas primeiras 6 horas após a sua preparação.

Recomendações de diluição para pacientes que requerem restrição de líquidos:
Nos casos onde é desejada restrição de líquido, cada 5 mL de Bactrim® para infusão podem ser adicionados em 75 mL de glicose a 5%, cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer. As soluções devem ser preparadas imediatamente antes do uso à temperatura ambiente e em local onde não incida diretamente a luz solar, devendo ser administradas dentro de 2 horas.
A fim de se alcançarem concentrações sangüíneas eficazes, o período de infusão, que depende do volume a ser administrado, não deve ultrapassar uma hora e meia.
Normalmente, o período de administração é de 30-60 minutos.
Observação: As ampolas de Bactrim® para infusão venosa não devem ser injetadas diretamente na veia ou pelo cateter de infusão (borracha do soro) só devendo ser administradas depois de diluídas.
A solução de infusão de Bactrim® já preparada não deve ser misturada com outras drogas ou soluções.

Incompatibilidades (solução para infusão)
Não administre qualquer produto adicionado à infusão de Bactrim®, em particular produtos que diminuem o pH abaixo de 8, quando precipitação pode ocorrer.
Levulose a 5%, solução de Hartmann e solução de bicarbonato de sódio a 1.4% não devem ser usadas como solução diluente para Bactrim® ampola.