Armazenagem atracúrio

Atracúrio com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Atracúrio têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Atracúrio devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Besilato de atracúrio deve ser mantido em sua embalagem original, protegido da luz e umidade, devendo ser conservado sob refrigeração (entre 2ºC e 8°C). Não congelar. O prazo de validade do medicamento é de 24 meses a partir da data de fabricação.

“Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.”
“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.”
“Após diluição em Ringer Lactato, a solução é estável em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) por 4 horas.” “Após diluição em Glicose 5%, Ringer e Cloreto de sódio 0,18% + Glicose 4%, a solução é estável em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) por 8 horas”.
“Após diluição em Cloreto de sódio 0,9%, a solução é estável em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) por 24 horas.”
Após a diluição, a estabilidade da solução final varia, de acordo com a solução de infusão utilizada. Quando a concentração final de besilato de atracúrio for igual ou superior a 0,5 mg/mL, a solução se manterá estável durante o prazo acima descrito.

Características físicas e organolépticas
Besilato de atracúrio apresenta-se sob a forma de solução injetável estéril, límpida, incolor a levemente amarelada e destina-se a administração em dose única. As soluções não utilizadas deverão ser descartadas.
Após diluição, a solução apresenta-se límpida e incolor.

Atenção: Medicamentos parenterais devem ser bem inspecionados visualmente antes da administração, para se detectar alterações de coloração ou presença de partículas sempre que o recipiente e a solução assim o permitirem.
No preparo e administração das soluções parenterais, devem ser seguidas as recomendações da Comissão de Controle de Infecção em Serviços de Saúde quanto a: desinfecção do ambiente e de superfícies, higienização das mãos, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e desinfecção de ampolas, frascos, pontos de adição dos medicamentos e conexões das linhas de infusão.

“Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.”
“Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.”