Reações adversas enflurano

Enflurano com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Enflurano têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Enflurano devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– HIPERTERMIA MALIGNA (VER PRECAUÇÕES)
– ATIVIDADE MOTORA EXEMPLIFICADA POR MOVIMENTOS DE VÁRIOS GRUPOS MUSCULARES E/OU CONVULSÕES PODEM SER OBSERVADAS COM APROFUNDAMENTO DA AÇÃO ANESTÉSICA DE ENFLURANO OU LEVES NÍVEIS DE HIPOCAPNIA
– HIPOTENSÃO, DEPRESSÃO RESPIRATÓRIA E HIPÓXIA FORAM RELATADAS.
– ARRITMIA, CALAFRIOS, NÁUSEAS E VÔMITOS. ELEVAÇÃO DOS NÍVIES DE LEUCÓCITOS.
– RARAMENTE, DANO HEPÁTICO NÃO-EXPLICADO LEVE, MODERADO OU GRAVE APÓS ANESTESIA COM ENFLURANO. HÁ RELATOS RAROS PÓS-COMERCIALIZAÇÃO DE FALÊNCIA HEPÁTICA E NECROSE HEPÁTICA ASSOCIADOS AO USO DE POTENTES AGENTES ANESTÉSICOS VOLÁTEIS, INCLUINDO SEVOFLURANO. AS TRANSAMINASES SÉRICAS PODEM AUMENTAR, E EVIDÊNCIA HISTOLÓGICA DE DANO PODE SER DETECTADA. SOMENTE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA CONFIRMAR TAL FATO. EM MUITOS CASOS NÃO FOI POSSÍVEL A EXCLUSÃO DE ENFLURANO COMO CAUSA OU CONTRIBUINTE NO DANO HEPÁTICO. A INCIDÊNCIA DE HEPATOTOXICIDADE NÃO-EXPLICADA APÓS ADMINISTRAÇÃO DE ENFLURANO NÃO É CONHECIDA, MAS PARECE SER RARA E NÃO DOSE-RELACIONADA.