Reações adversas eritropoetina eritrokine

Eritropoetina Eritrokine com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Eritropoetina Eritrokine têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Eritropoetina Eritrokine devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações gerais: Raros pacientes em fase inicial do uso do medicamento apresentam dor de cabeça, dor muscular, artrite. A maioria melhora com tratamento sintomático sem influenciar na continuidade do uso do medicamento. Nos casos específicos em que os sintomas persistirem, deve- se consultar o médico sobre a necessidade de interromper o uso do medicamento.
Hipertensão: Aumento da pressão sanguínea tem sido relatado como o principal efeito adverso. Eventos trombóticos: Existem raros relatos de eventos trombo-embolísticos sérios ou não usuais incluindo tromboflebite migratória, trombose micro- vascular, embolia pulmonar e trombose da artéria da retina e veias renais.
Reações alérgicas: Não existe relato de reação alérgica anafilática associada com a administração de eritropoietina humana recombinante. Rash cutâneo e urticária foram raramente observados e quando relatados foram suaves e transitórios. Não existem evidências de desenvolvimento de anticorpos contra eritropoietina humana recombinante até o momento, incluindo pacientes que receberam eritropoietina humana recombinante durante 4 anos. Apesar disso, no caso de ocorrência de reação anafilática o tratamento deve ser imediatamente descontinuado e terapia apropriada deve ser iniciada.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em: www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm,
ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.