Advertências fitometadiona

Fitometadiona com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Fitometadiona têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Fitometadiona devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



É necessário monitorização cuidadosa do RNI após a administração de Kanakion® MM em pacientes com insuficiência hepática grave.

Gestação e lactação
Categoria de risco na gravidez: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não foram realizados estudos controlados de Kanakion® MM em animais e em mulheres grávidas. No entanto, baseado na experiência clínica adquirida ao longo dos anos, é seguro afirmar que a vitamina K1 e os excipientes presentes na formulação de Kanakion® MM não possuem efeitos toxicológicos quando administrados nas doses recomendadas.
Contudo, como para qualquer medicamento, Kanakion® MM deve ser utilizado em mulheres grávidas somente se os benefícios do tratamento superarem os riscos para o feto.
A vitamina K1 atravessa com dificuldade a barreira placentária, e não se recomenda administrar Kanakion® MM a mulheres grávidas ou lactantes como profilaxia de doença hemorrágica para recém-nascidos. Somente uma pequena fração da vitamina K1 administrada passa para o leite materno. Se administrado em doses terapêuticas às mães que estiverem amamentando, Kanakion® MM não causa risco à criança.
Até o momento não há informações de que fitomenadiona possa causar doping.