Bula para paciente geriaton

GERIATON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GERIATON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GERIATON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1.PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
GERIATON é destinado para o restabelecimento e manutenção das condições físicas e psíquicas, que são extremamente importantes para as pessoas que alcançaram ou ultrapassaram a meia-idade.

2.COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
GERIATON é uma associação de extrato de raiz de Panax ginseng com vitaminas, sais minerais e oligoelemento (elementos químicos essenciais para os seres vivos), indispensáveis destinados a aumentar a capacidade mental e física, prevenir os sintomas do envelhecimento precoce e restabelecer o poder de resistência do organismo.

3.QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
GERIATON é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula.

4.O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
GERIATON não deve ser administrado concomitantemente com chá, café, medicamentos antidepressivos cafeína, varfarina, ácido acetilsalicílico, albendazol, imatinib, nifedipina, neomicina, isotretinoína, cimetidina, , e antiácidos contendo alumínio.
O Panax ginseng, um dos componentes de GERIATON, pode diminuir os níveis de glicemia (níveis de açúcares no sangue) e deve ser usado com cautela em indivíduos diabéticos (principalmente, os que estão em uso de outras medicações para controle da glicemia) ou predispostos a hipoglicemia.
O Panax ginseng pode causar, também, leve aumento na pressão arterial, interferindo no controle pressórico dos indivíduos hipertensos.
Panax ginseng pode interferir ainda na coagulação sanguínea e recomenda-se descontinuar seu uso uma a duas semanas antes de cirurgias eletivas (programadas).
O Panax ginseng deve ser utilizado pelo período de, no máximo, 3 meses.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5.ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O comprimido revestido de GERIATON apresenta-se verde e oblongo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6.COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A dose recomendada é de um comprimido ao dia ou a critério médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Retomar o tratamento de acordo com a dose recomendada.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Você pode ter os seguintes efeitos desagradáveis com o uso de GERIATON: diarréia matutina (diarreia pela manhã), desconforto gastrointestinal, erupções cutâneas (lesões na pele), sangramento vaginal, insônia (falta de sono ou dificuldade prolongada para dormir por vários dias), nervosismo, hipotensão ou hipertensão (pressão alta), euforia e edema (acúmulo de líquido).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9.O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de superdosagem, ou seja, doses maiores do que as permitidas, a medicação deve ser suspensa imediatamente e deve-se procurar auxílio médico para tratamento dos sintomas e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.