Modo de usar benzatron

BENZATRON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BENZATRON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BENZATRON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reconstituição
O profissional da saúde, antes da reconstituição do medicamento, deve verificar a aparência do pó no interior do frasco-ampola, buscando identificar alguma partícula que possa interferir na integridade e na qualidade do medicamento.
A reconstituição deve ser orientada pelo médico ou por outro profissional da saúde, onde, recomenda-se a utilização do diluente presente, água para injeção. Para evitar problemas de contaminação, deve-se tomar cuidado durante a reconstituição para assegurar assepsia.
Para a reconstituição da solução do frasco-ampola de Benzatron®, são necessários 5 mL de água para injeção, estes que devem ser adicionados, com forte pressão em um ângulo de 90°, diretamente sobre o pó e não sobre a parede do frasco-ampola.
O frasco deve ser vigorosamente agitado antes da retirada da dose a ser administrada, para completa homogeneização do produto.

Com a finalidade de evitar o aparecimento de partículas de borracha após a inserção de agulha no frasco-ampola, proceder da seguinte forma:
1 – Encaixar uma agulha de injeção de no máximo 0,8
mm de calibre;
2 – Encher a seringa com o diluente apropriado;
3 – Segurar a seringa verticalmente à borracha;
4 – Perfurar a tampa dentro da área marcada, deixando o frasco-ampola firmemente na posição vertical;
5 – É recomendado não perfurar mais de 4 vezes a área demarcada (ISO 7864).

Veja ao lado o procedimento:
O profissional da saúde deverá inspecionar cuidadosamente, antes de sua utilização, o conteúdo no interior do frasco-ampola. O profissional não deverá utilizar o produto ao verificar qualquer alteração que possa prejudicar a saúde do paciente.

Administração
O Benzatron® (benzilpenicilina benzatina) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda.
Antes da administração intramuscular, o profissional da saúde responsável pela aplicação do medicamento deverá certificar-se de que a agulha não esteja em um vaso sanguíneo. Se ele perceber o mau posicionamento da agulha, deverá retirar a agulha e injetar em outro local. A injeção deve ser feita de forma lenta e contínua, de maneira a evitar o entupimento da agulha. A administração, em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.
O profissional da saúde deverá interromper a administração ao primeiro sinal de dor intensa no local ou se, especialmente em pacientes pediátricos, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa.
Deve-se evitar a administração por via subcutânea e/ou injeções no tecido adiposo, assim como a administração em vasos sanguíneos e nervos ou próximo a estes, por poder provocar lesões neurovasculares sérias.