Advertências gino-canesten 1%

GINO-CANESTEN 1% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GINO-CANESTEN 1% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GINO-CANESTEN 1% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Se a paciente tiver febre (38°C ou acima), dor no baixo abdômen, dor nas costas, corrimento vaginal mal cheiroso, náusea, hemorragia vaginal e ou dor nos ombros associada ao medicamento, deve consultar o médico.
Mantenha fora do alcance das crianças. Não ingerir.
Os componentes da formulação dos comprimidos vagina is (especialmente os estearatos) podem reduzir a eficácia de métodos contraceptivos de barreira à base de látex (por exemplo preservativos ou “camisinhas” e diafragmas) e podem, portanto, reduzir a segurança desses produtos quando utilizados ao mesmo tempo. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento.
Nenhum efeito tem sido observado na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.

Gravidez e lactação
Categoria de risco na gravidez: B

Embora não existam estudos clínicos controlados em mulheres grávidas, as pesquisas epidemiológicas não indicam que se deva esperar efeitos prejudiciai s para a mãe e/ou para a criança quando clotrimazol é usado durante a gravidez.
No entanto, como qualquer medicamento, nos 3 primeiros meses de gravidez Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal somente deve ser usado sob orientação médica.
Ao final da gestação, recomenda-se a desinfecção d o canal do parto, em particular durante as últimas 4 a 6 semanas de gravidez.
Durante a gravidez, o tratamento deve ser realizado somente com Gino-Canesten® 1 comprimido vaginal dose única, uma vez que este pode ser inserido sem o uso do aplicador.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica ou do cirurgião – dentista.