Grupos de risco celestone

CELESTONE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CELESTONE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CELESTONE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso durante a gravidez e lactação
Como não foram realizados estudos clínicos controlados utilizando corticosteroides sobre a reprodução humana, a administração de CELESTONE durante a gravidez, na lactação e em mulheres em idade fértil, deve ser avaliada para os possíveis benefícios em relação aos riscos potenciais para a mãe, para o feto ou para o lactente. Crianças nascidas de mães que receberam doses substanciais de corticosteroides durante a gravidez deverão ser observadas cuidadosamente para sinais de hipoadrenalismo.
Os corticoides atravessam a barreira placentária e também passam para o leite materno.
Devido à passagem pela barreira placentária, os filhos de pacientes que utilizaram corticosteroides na gravidez devem ser examinados com cuidado devido à possibilidade da ocorrência rara de catarata congênita.
As mulheres que utilizaram esteroides durante a gestação devem ser observadas diante da possibilidade de ocorrer insuficiência adrenal por estresse do parto.

Categoria C para gravidez segundo FDA.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso pediátrico
Já que a administração de corticosteroides pode prejudicar as taxas de crescimento e inibir a produção endógena de corticosteroides em crianças, o crescimento e o desenvolvimento desses pacientes em terapia esteroide prolongada deverão ser cuidadosamente monitorados.