Características farmacológicas cimetidina

CIMETIDINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIMETIDINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIMETIDINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas:
A cimetidina, princípio ativo presente no medicamento, possui o nome químico de N-ciano-N-metil-N’’-[2- [[(5-metil-1H-imidazol-4-il) metil] etil] guanidina e atua inibindo seletivamente e competitivamente a ação da histamina em nível dos receptores H2 das células parietais; promovendo com isto a inibição da secreção gástrica basal e estimulada, com consequente diminuição da acidez e do volume de tal secreção. O patamar da inibição da secreção de ácido está relacionado à dosagem e à concentração plasmática do fármaco no paciente. Este medicamento não promove redução da secreção de pepsina, embora ocorra diminuição de sua produção total em decorrência da atuação no volume das secreções gástricas. Os níveis séricos de gastrina não sofrem interferência com o uso de cimetidina comprimido revestido. Cimetidina comprimido revestido possui em associação ao seu efeito antissecretor, características citoprotetoras, atuando positivamente para manutenção da integridade da mucosa gástrica; ao passo que a ausência de propriedades colinérgicas e anticolinérgicas contribui para que a motilidade gastrintestinal não sofra alterações. Ao interromper o tratamento com cimetidina comprimido revestido, mesmo em casos de tratamentos prolongados, o paciente não apresentará efeito rebote ácido.

Propriedades farmacocinéticas:
A absorção intestinal ocorre rapidamente e eficientemente após administração oral do medicamento, com aproveitamento ao redor de 70% da dose, atingindo pico de concentração plasmática dentro de 60 a 90 minutos, de acordo com a dosagem utilizada. Após absorção, a meia-vida plasmática encontra-se ao redor de 2 horas, sendo o fármaco eliminado principalmente por via urinária na sua forma inalterada (60% a 70%). Contrariamente a outros antagonistas H2, este medicamento possui biodisponibilidade muito uniforme. Cimetidina comprimido revestido mantém o nível fisiológico do pH gástrico através da diminuição da acidez.