Posologia de cimetidina

CIMETIDINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIMETIDINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIMETIDINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia para adultos e crianças maiores de 12 anos de idade:
Dosagem para úlcera duodenal – Recomenda-se 800 mg por dia para o tratamento de úlcera duodenal ativa administrada em dose única ao deitar; ou 400 mg de manhã e 400 mg pela noite, antes de dormir. Alguns casos irão requerer uma dose total de até 1.600 mg por dia, subdividida em várias doses. Após quatro semanas, em geral, ocorre cicatrização completa, ao passo que a obtenção de alívio dos sintomas é alcança- da em poucos dias. Caso o paciente não tenha apresentado cicatrização no período de quatro semanas, esta é obtida com a manutenção de duas ou quatro semanas. Ao término do tratamento (remissão da úlcera), os pacientes os quais tenham história de recorrência da doença devem manter o tratamento com dosagem inferior a fim de prevenir reicidivas. A dose de 400 mg administrada pela noite tem apresentado eficácia para prevenir a ocorrência de recidivas e a utilização desta dose por período de cinco anos por estes pacientes apresentou segurança. A dosagem a ser utilizada nestes casos depende da avaliação médica.
Úlcera gástrica benigna – A dose normalmente utilizada é de 800 mg por dia, divididos em duas doses de 400 mg, uma pela manhã e outra a noite; ou 1 g diário, divido em três doses de 200 mg (as quais devem ser administradas durante as refeições) e uma dose de 400 mg (administrada a noite). Alguns casos irão requerer uma dose total de até 1.600 mg por dia, subdividida em várias doses. Após quatro semanas, em geral, ocorre cicatrização completa, ao passo que a obtenção de alívio dos sintomas á alcançada em poucos dias. Ao término do tratamento (remissão da úlcera), os pacientes com história de recorrência da doença devem manter o tratamento com dosagem inferior a fim de prevenir recidivas (dose de 400 mg à noite tem demonstrado eficácia). Estes pacientes devem passar por avaliações periódicas.
Esofagite péptica – Para os casos leve e moderado, indica-se dose de 400 mg duas vezes diariamente; porém o esquema terapêutico depende das características e agravamento do distúrbio. Usualmente a dose é de 800 mg a 1.600 mg diários, administrados em duas ou quatro vezes (durante as refeições e antes de se deitar), com duração de duas semanas.
Distúrbios patológicos de hipersecreção – Inicialmente, utiliza-se a posologia de 1g (3 doses de 200 mg durante as refeições, e uma dose de 400 mg antes de dormir); há casos os quais requerem doses superiores ou administrações de maior frequência. O tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais. A dose de 2,4 g por dia culminou em sucesso de tratamento para alguns pacientes. A manutenção do tratamento deve prosseguir até indicação clínica devido às características crônicas destas patologias. Tratamento com duração de seis anos em paciente portador de Zollinger-Ellison apresentou segurança em ao menos um caso.
Condições não ulcerosas relacionadas à acidez gástrica – Recomenda-se dose de 200 mg quatro vezes ao dia (três vezes durante as refeições e uma vez antes de dormir). Após uma a quatro semanas é possível observar o alívio sintomático. O paciente não deve exceder dose diária de 2,4 g.
Pacientes com insuficiência renal – A dosagem deve ser inferior para estes pacientes, visto se tratar de antagonista H2, acrescentado ao fato da eliminação ocorrer principalmente através da via renal. A dose a ser empregada para o tratamento destes pacientes encontra-se relacionada ao clearance e depuração da creatinina: clearance de 0 a 15 mL/min – 200 mg duas vezes ao dia; 15 a 30 mL/min – 200 mg três vezes ao dia; 30 a 50 mL/min – 200 mg quatro vezes ao dia; e maior que 50 mL/min posologia normal.
Pacientes submetidos à diálise – A exemplo de outros medicamentos, a concentração plasmática de cimetidina comprimido revestido é reduzida durante a hemodiálise, assim, o medicamento deve ser utilizado após a sessão de hemodiálise. Os níveis do fármaco não sofrem influência com a diálise peritoneal.