Posologia de coversyl

COVERSYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de COVERSYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com COVERSYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



USO ORAL.
COVERSYL deve ser administrado sempre em uma dose única diária pela manhã, antes da refeição.
A dose deve ser individualizada de acordo com o perfil do paciente (ver item 5) e a resposta da pressão arterial.

Hipertensão Arterial Essencial:
– Na ausência de depleção pré-existente de água e sódio ou falência renal (isto é, condições abaixo das normais): A dose efetiva é de 4mg por dia em uma tomada única pela manhã. Dependendo da resposta ao tratamento, a dosagem deve ser gradualmente ajustada em intervalos de 3 a 4 semanas, até uma dose única máxima de 8mg por dia. Se necessário, um diurético não-poupador de potássio pode ser administrado concomitantemente para conseguir uma redução adicional da pressão sanguínea.

– Na hipertensão arterial previamente tratada com outros diuréticos:
Se possível, interromper o diurético 3 dias antes da introdução do COVERSYL e reiniciá-lo em seguida, se necessário;
Se o diurético não puder ser descontinuado, iniciar com doses de 2mg (equivalente a metade de um comprimido
COVERSYL 4 mg) e depois ajustar de acordo com a resposta da pressão arterial obtida.
Recomenda-se monitorar a função renal e o potássio sérico antes do tratamento e após 15 dias de tratamento.

Na hipertensão renovascular:
Recomenda-se iniciar o tratamento com a dosagem de 2mg por dia (equivalente a metade de um comprimido COVERSYL 4 mg), que em seguida pode ser ajustada de acordo com a resposta da pressão arterial do paciente. Os níveis sanguíneos de creatinina e potássio devem ser monitorados para revelar a possibilidade de início de falência renal funcional.

Em idosos (ver item 5):
O tratamento deve ser iniciado com a dose de 2mg ao dia, (equivalente a metade de um comprimido COVERSYL 4 mg) e se necessário, aumentar progressivamente para 4mg após 1 mês de tratamento e então para 8mg se necessário, dependendo da função renal (ver tabela abaixo).

Populações Especiais:
Pacientes com insuficiência renal
A dosagem nos pacientes com insuficiência renal deve ser baseada no clearance da creatinina, conforme descrito na tabela abaixo.

Tabela 1: Ajuste de dosagem em pacientes com disfunção renal:

Clearance de creatinina (ml/min) Dose recomendada
Clcr => 60* 4mg por dia
30 < Clcr < 60* 2mg por dia
15 < Clcr < 30* 2mg em dias alternados
Pacientes hemodializados**  
Clcr < 15 2 mg no dia da diálise



*Nestes pacientes, a prática médica normal compreende um controle periódico dos níveis sanguíneos de potássio e creatinina, por exemplo, a cada 2 meses durante períodos estabilizados terapeuticamente. Nesses casos, o diurético a ser usado em combinação deve ser um diurético de alça.
** O clearance da diálise do perindoprilato é 70ml/min. Para pacientes em hemodiálise, a dose deve ser administrada após a diálise.
Pacientes com disfunção hepática
Nenhum ajuste de dosagem é necessário em pacientes com insuficiência hepática (ver itens 3 e 5).

População Pediátrica
A eficácia e segurança do uso em crianças e adolescentes (idade menor que 18 anos) não foi estabelecida. Portanto, o uso em crianças e adolescentes não é recomendado.
Insuficiência Cardíaca Congestiva:
A dose inicial deve ser baixa, principalmente em casos de: -pressão sanguínea inicial normal ou baixa;
-insuficiência renal;
-hiponatremia, fármaco-induzido (diurético) ou não.
Inibidores da ECA podem ser administrados em combinação com um diurético, e se necessário, um glicosídeo digitálico pode ser adicionado.
A dose inicial recomendada é de 2mg ao dia (equivalente a metade de um comprimido COVERSYL® 4 mg), após duas semanas, a dose pode ser aumentada para 4mg uma vez ao dia, que é a dose máxima recomendada para insuficiência cardíaca, sempre em tomada única diária, preferencialmente pela manhã.
Na insuficiência cardíaca grave ou em outros pacientes considerados de alto risco (pacientes com função renal prejudicada ou com tendência à distúrbios eletrolíticos, pacientes recebendo simultaneamente tratamento com diuréticos e/ou agentes vasodilatares), o tratamento deve ser iniciado sob supervisão cautelosa (ver item 5);
Pacientes com alto risco de hipotensão sintomática, ex: pacientes com depleção de sal com ou sem hiponatremia, pacientes com hipovolemia ou pacientes que tem recebido uma terapia diurética vigorosa devem ter essas condições corrigidas, se possível, anteriormente ao início da terapia com COVERSYL®. Pressão arterial, função renal e potássio sérico devem ser monitorados cuidadosamente, antes e durante o tratamento com COVERSYL® (ver item 5).
Prevenção da Recorrência do Acidente Vascular Cerebral:
Em pacientes com história de doença cerebrovascular, COVERSYL® deve ser introduzido em uma dose inicial de 2mg ao dia (equivalente a metade de um comprimido COVERSYL® 4 mg ), durante duas semanas. Em seguida, a dose deve ser aumentada para 4mg ao dia, durante outras duas semanas e então associado à indapamida. O tratamento deve ser iniciado a qualquer momento após o evento inicial (AVC ou Ataque Isquêmico Transitório), de duas semanas até vários anos.
Redução do risco de eventos cardiovasculares em pacientes portadores de doença arterial coronariana (DAC) estável: Em pacientes com história prévia de DAC, COVERSYL® deve ser administrado na dose de 8mg, sempre em uma única tomada, preferencialmente pela manhã. O tratamento deve ser iniciado a qualquer momento após o evento coronário inicial, podendo ser mantido até vários anos.

Coversyl® 8 mg não deve ser partido, aberto ou mastigado.