Características farmacológicas dactil-ob

DACTIL-OB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DACTIL-OB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DACTIL-OB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



DACTIL-OB provou ser o mais satisfatório de uma série de anticolinérgicos testados por seu valor na prevenção de contrações uterinas prematuras.
DACTIL-OB é um derivado do piperidol que diminui os espasmos musculares, inibindo os impulsos nervosos pós- ganglionares parassimpáticos.
Mostrou-se eficaz na prevenção do início do parto em casos onde há dilatação e/ou estreitamento da cérvix. Se a paciente não estiver no momento adequado para o parto, DACTIL-OB parece diminuir o espasmo do músculo uterino.
A hesperidina complexo em DACTIL-OB contém uma combinação padronizada do glicosídio flavonoide hesperidina e outros flavonoides.
A associação de flavonoides à vitamina C ajuda a manter a integridade capilar. A quantidade de vitamina C necessária para manter os níveis hemáticos adequados é aumentada na gravidez. Hemorragia tecidual foi encontrada em 66% dos casos de aborto em mulheres com deficiência de vitamina C. Há nítida correlação entre a deficiência da vitamina C e a hemorragia tecidual. Os flavonoides parecem controlar a hemorragia que não responde à administração de vitamina C. Os flavonoides não são administrados com o intuito de suprir uma insuficiência dietética, mas sim por sua ação farmacológica direta sobre a parede capilar. Por meio da restauração e manutenção da integridade e normal permeabilidade capilar, a combinação de hesperidina complexo e vitamina C ajuda a proteger o feto. Num estudo envolvendo 618 grávidas, relatou-se a prevenção de muitos abortos com o uso de DACTIL-OB, observando-se a ocorrência de parto prematuro ou de “termo” com nascimento de crianças normais. Na maioria dos casos para os quais se fez um tratamento visando evitar partos prematuros, DACTIL-OB prolongou a gestação até a paciente estar no ou próxima do parto de “termo”. Em pacientes que não estavam em trabalho de parto, DACTIL-OB parece ter reduzido o espasmo uterino. Notou-se também que nas pacientes que apresentaram dificuldade prévia para completar o período gestacional, evitou-se o parto prematuro e aumentou-se o peso com que as crianças nasceram. A terapia com DACTIL-OB não causou anormalidades nas mães e fetos.