Modo de usar dantrolen

DANTROLEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DANTROLEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DANTROLEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Assim que a reação de hipertermia maligna seja constatada, todos os agentes anestésicos devem ser descontinuados; recomenda-se a administração de 100% de oxigênio.
DANTROLEN Intravenoso deve ser administrado de forma contínua até que os sintomas cessem. A dose efetiva para reverter a crise é diretamente dependente do grau de susceptibilidade do paciente à hipertermia maligna, a quantidade e o tempo decorrido de exposição ao agente desencadeante e o tempo decorrido entre o estabelecimento da crise e o início do tratamento.

Dose Pediátrica: Os experimentos indicam que a dose de DANTROLEN Intravenoso para os pacientes pediátricos é a mesma que a dos adultos.
Pré-Cirúrgico: DANTROLEN Intravenoso e/ou DANTROLEN Cápsulas podem ser administrados pré-cirurgicamente a pacientes considerados susceptíveis à hipertermia maligna, como parte do monitoramento total do paciente, para prevenir ou atenuar o desenvolvimento de sinais clínico e laboratorial de hipertermia maligna.
DANTROLEN Intravenoso: a dose profilática recomendada de DANTROLEN IV é de 2,5 mg/kg, começando aproximadamente 1-¼ horas antes da anestesia marcada e infusa por aproximadamente 1 hora. Esta dose deve prevenir ou atenuar o desenvolvimento de sinais clínico e laboratorial de hipertermia maligna, contanto que as precauções habituais, como evitar os agentes desencadeantes de hipertermia maligna, sejam observadas.
Durante a anestesia e a cirurgia pode haver indicação adicional de DANTROLEN IV devido ao aparecimento de sinais clínicos e/ou gasosos no sangue, de hipertermia maligna, ou devido à cirurgia prolongada. As doses adicionais devem ser individualizadas.
Administração Oral de DANTROLEN Cápsulas: administrar 4 a 8 mg/kg/dia de DANTROLEN oral em três ou quatro doses divididas, por 1 ou 2 dias antes da cirurgia, sendo que a última dose deve ser administrada com um mínimo de água, aproximadamente 3 a 4 horas antes da cirurgia marcada. Podem ser feitos ajustes dentro da faixa de dosagem recomendada, para evitar a incapacitação (fraqueza, sonolência, etc.) ou irritação gastrointestinal excessiva (náusea e/ou vômito).
Acompanhamento Pós Crise: deve ser administrado DANTROLEN Cápsulas, 4 a 8 mg/kg/dia em 4 doses divididas, por 1 a 3 dias após a crise de hipertermia maligna para prevenir a recorrência das manifestações da síndrome.
O DANTROLEN Intravenoso pode ser usado pós-cirurgicamente para prevenir ou atenuar a recorrência de sinais de hipertermia maligna, quando a administração de DANTROLEN oral não for possível. A dose IV de DANTROLEN, no período pós-cirúrgico, deve ser individualizada, começando-se com 1 mg/kg ou mais, de acordo com a situação clínica.
Reconstituição do Pó Liófilo:
Cada frasco-ampola de DANTROLEN IV deve ser reconstituído pela adição de 60 ml de Água para Injetáveis, sem conservante, estéril e apirógena, e o frasco-ampola deve ser agitado até que a solução esteja límpida.
Soluções injetáveis de Glicose 5%, Cloreto de Sódio 0,9% e outras soluções ácidas não são compatíveis com o DANTROLEN IV e não devem ser usadas.

O conteúdo do frasco-ampola deve ser protegido da luz direta e ser usado em até 6 horas após a reconstituição. As soluções reconstituídas devem ser mantidas à temperatura ambiente controlada, entre 15oC e 25o C.
As soluções reconstituídas de DANTROLEN IV não devem ser transferidas, nas infusões profiláticas, para frascos parenterais de grande volume de vidro, devido à possibilidade de formação de precipitado quando em contato com o vidro.
Para a infusão profilática, o número necessário de frascos-ampola de DANTROLEN IV deve ser reconstituído como acima indicado. O conteúdo dos frascos-ampola é então transferido para bolsa plástica intravenosa estéril. A infusão preparada deve ser examinada quanto à presença de turbidez e/ou precipitação, antes da dispensação e administração, não a utilizando caso haja a confirmação. Pelo fato de a estabilidade da solução ser de apenas 6 horas, recomenda-se que a infusão seja preparada imediatamente antes da administração.