Superdosagem diprogenta

DIPROGENTA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIPROGENTA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIPROGENTA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sintomas: O uso prolongado ou excessivo de corticosteroides tópicos pode suprimir a função do eixo hipófise/suprarrenal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária e produzir manifestações de hipercorticismo, incluindo a Síndome de Cushing.
Não se espera que uma única superdose de gentamicina produza sintomas.
O uso excessivamente prolongado de gentamicina tópica pode resultar em aumento de lesões por fungos ou bactérias resistentes.

Tratamento: Indica-se tratamento sintomático adequado. Sintomas de hipercorticismo agudo são normalmente reversíveis. Caso necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa do corticosteroide.
Recomenda-se tratamento antifúngico ou antibacteriano adequado em caso de crescimento de micro-organismos resistentes.