Características farmacológicas dolamin flex

DOLAMIN FLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOLAMIN FLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOLAMIN FLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Devido à presença de clonixinato de lisina em sua composição, Dolamin Flex® é um anti-inflamatório não esteroide com ação analgésica predominante.
Sua ação se desenvolve pela inibição da síntese de prostaglandinas e demonstrou-se recentemente que essa ação é predominante sobre a enzima catalisadora da síntese de prostaglandinas mediadoras da inflamação (cicloxigenase 2 ou COX-2), com menor atividade sobre a enzima catalisadora da síntese de prostaglandinas da mucosa gastrointestinal e dos rins (cicloxigenase 1 ou COX-1), onde essas substâncias exercem uma função protetora.
A presença de ciclobenzaprina confere ao produto ação relaxante do músculo estriado esquelético, sem interferir na função muscular. A ciclobenzaprina relaxa a contratura e diminui o tônus do músculo esquelético, por meio da ação sobre os sistemas motores gama e alfa, no sistema nervoso central.

Farmacocinética
A absorção do clonixinato de lisina é rápida e a concentração plasmática máxima é atingida aproximadamente entre 40 e 60 minutos após a administração. A biodisponibilidade é em média de 56%, com alguma variação individual. A meia-vida plasmática do clonixinato de lisina em seres humanos é de 1,75 ± 0,10 horas (Média ± D.P). O fármaco é eliminado na forma de metabólitos, principalmente na urina (60%). A concentração no leite materno é de sete a 10% da concentração plasmática.
A ciclobenzaprina é bem absorvida, circula estreitamente ligada às proteínas plasmáticas, é metabolizada principalmente no fígado e sua eliminação é predominantemente renal. A eliminação é lenta e variável e sua meia-vida oscila entre um e três dias.