Bula para paciente dostinex

DOSTINEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOSTINEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOSTINEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dostinex® (cabergolina) é indicado para o tratamento de distúrbios hiperprolactinêmicos e em situações em que a inibição da lactação fisiológica imediatamente após o parto e/ou a supressão da lactação já estabelecida, são clinicamente mandatórias. Dostinex® é indicado a pacientes com adenomas hipofisários secretores de prolactina (micro e macroprolactinomas), hiperprolactinemia idiopática ou síndrome da sela vazia com hiperprolactinemia associada. Dostinex® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 25°C), protegido da luz e umidade. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde. Os frascos de Dostinex® contêm agente secante de sílica gel que não deve ser removido ou ingerido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Devido ao fato de que muitos fármacos são excretados no leite humano e ao risco potencial da cabergolina causar graves reações adversas em crianças lactentes, não amamente no caso de falha da inibição/supressão por Dostinex®.
Não use Dostinex® caso deseje amamentar seus filhos, pois o uso do medicamento previne a lactação. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Dostinex® deve ser tomado preferencialmente com as refeições. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. É muito importante informar ao seu médico caso esteja utilizando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Dostinex®. Informe ao seu médico se você tem ou teve sinais e/ou sintomas de distúrbios cardíacos ou respiratórios. Recomenda-se que seja realizada avaliação cardiovascular nos pacientes que iniciarem o tratamento com Dostinex®, incluindo ecocardiograma; taxa de sedimentação de eritrócitos ou outros indicadores inflamatórios; função pulmonar/raio X do tórax e função renal antes de iniciar o tratamento com Dostinex®.
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Dostinex®, tais como: náuseas, dor de cabeça, tontura/vertigem, dor abdominal, má-digestão, fraqueza, cansaço, constipação, vômitos, dor torácica, rubores (vermelhidão da pele) quentes, depressão, formigamentos, palpitações, sonolência, sangramentos nasais, alterações visuais, desmaios, cãibras nas pernas, alterações circulatórias nos dedos, alopecia (queda de cabelo), delírios, dispnéia (falta de ar), edema (inchaço), reação de hipersensibilidade (alergia), alterações de comportamento com agressividade e aumento do desejo sexual, tendência a viciar-se em jogos de azar, transtorno psicótico (intensas alterações de humor), rash (vermelhidão na pele), doenças respiratórias, valvulopatia (doenças nas válvulas cardíacas) e fibrose (outras reações vide “Reações Adversas”). Dostinex® é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade à cabergolina, a qualquer alcalóide do ergot ou a qualquer outro componente da fórmula. Dostinex® também é contra-indicado a pacientes com histórico de distúrbios fibróticos retroperitoneal, pulmonar e cardíaco; incluindo evidências de valvulopatias (vide “Contra-indicações” e “Advertências e Precauções – Fibrose/Valvulopatia”). TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.