Posologia de eritina

ERITINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ERITINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ERITINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pacientes com insuficiência renal crônica
É recomendada a dose de 50 U/kg, 3 vezes por semana, por via intravenosa (1 a 2 minutos) ou subcutânea. Pode ser dada intravenosamente e subcutaneamente em pacientes com insuficiência renal crônica sem diálise. O aumento da dose depende da resposta inicial.

A dose pode ser aumentada, se necessário, em 25 U/kg em um período de 4 semanas. Se a hemoglobina aumentar mais que 2 g/dl numa dose de 50 U/kg, a frequência deve ser reduzida para duas vezes por semana. Para corrigir a anemia, a concentração alvo de hemoglobina é de 10g/dl (30% de hematócrito). Quando a anemia é corrigida, o produto é dado como manutenção na dose de 25 a 50 U/kg duas a três vezes por semana. A faixa alvo da hemoglobina é de 10 a 12 g/dl. Os pacientes com hemoglobina pré tratamento menor que 6 g/dl precisam maior dose de manutenção que os pacientes com hemoglobina pré tratamento maior que 8 g/dl. E a dose pode ser ajustada de acordo com a idade do paciente. A dose individual do produto não deve exceder 200 unidades/kg, e a frequência não deve ser mais que 3 vezes por semana.
Antes do início da terapia ou durante a terapia, os estoques de ferro do paciente devem ser avaliados e, se necessário, devem ser providos de ferro. Respostas mais tardias ou diminuídas podem ser observadas na intoxicação ou contaminação por alumínio. Em pacientes com insuficiência renal crônica sem diálise, a dose de manutenção deve também ser individualizada de acordo com a gravidade da anemia ou idade, entretanto, a dose de 50 a 150 U/kg por semana tem demonstrado manter de 36 a 38% do hematócrito por mais de seis meses.
Pacientes com câncer em quimioterapia
A dose inicial recomendada do produto é de 150 unidades/kg através de injeção subcutânea três vezes por semana. Se a resposta for insatisfatória após 8 semanas de terapia, a dose pode ser aumentada até 300 U/kg três vezes por semana. Se os pacientes não responderem satisfatoriamente à dose do produto de 300 U/kg três vezes por semana, é improvável que eles respondam a doses mais altas. Se o hematócrito exceder 40%, a administração do produto deve ser suspensa até queda para 36%. A dose do produto deve ser reduzida em 25% quando o tratamento é retomado ou a dose é titulada para manter o hematócrito desejado. Se a dose inicial do produto incluir uma rápida resposta do hematócrito (por exemplo, um aumento maior que 4% em qualquer ponto do período de duas semanas), a dose deve ser reduzida. Em geral, pacientes com baixo nível de eritropoetina sérica responderam mais vigorosamente ao produto que em pacientes com alto nível de eritropoetina. Embora nenhum nível específico de eritropoetina sérica, possa ser estipulado como limite acima do qual os pacientes não responderiam à terapia como produto, o tratamento de pacientes com níveis elevados de eritropoetina sérica, maiores que 200 mU/ml, não é recomendado. O hematócrito deve ser monitorado semanalmente em pacientes recebendo a eritropoetina até o hematócrito se tornar estável.
Pacientes que participaram do programa de doação autóloga de sangue
Antes da cirurgia, é recomendado coletar sangue autólogo duas vezes por semana por três semanas. Baseado em estudos, o produto pode ser dado intravenosamente em doses de 150 a 300 unidades/kg, duas vezes por semana, por três semanas, para elevar os níveis de células sanguíneas vermelhas. A máxima dose recomendada para promover a eritropoese é 600 unidades/kg, duas vezes por semana por três semanas intravenosamente. A concentração da hemoglobina deve ser controlada semanalmente nos pacientes que necessitem mais que 4 unidades de sangue com hemoglobina pré tratamento maior que 11 g/dl (Hb 1 menor que 6,8 mmol/L), pacientes que necessitam mais que 5 unidades de sangue com hemoglobina pré tratamento maior que 11 g/dl (Hb 1 menor que 6,8 mmol/L), ou pacientes escalados para cirurgia dentro de 1 a 3 semanas. Suplemento de ferro: todos os pacientes cirúrgicos tratados com a eritropoetina, devem receber suplemento adequado de ferro (por exemplo, 200 mg de preparação de ferro por dia, via oral) ao longo da terapia, para sustentar a eritropoese e evitar depleção dos estoques de ferro. A suplementação de ferro deve ser iniciada tão logo quanto possível, várias semanas antes da retirada de sangue.