Bula para paciente estrogenon creme vag

ESTROGENON CREME VAG com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESTROGENON CREME VAG têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESTROGENON CREME VAG devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
Os estrógenos são hormônios que desenvolvem e mantém o aparelho reprodutor da mulher e as características sexuais. Eles promovem o desenvolvimento vaginal, crescimento dos pelos pubianos e a pigmentação dos mamilos e dos genitais.
Sua ação se faz sentir no terceiro dia de tratamento e se prolonga indefinidamente.
Caso ocorra gravidez durante ou após o tratamento, o médico deverá ser avisado.
O médico deverá ser notificado caso ocorram reações como: náuseas, vômitos, tonturas e enxaquecas.
Durante o tratamento a paciente deverá abster-se do uso de bebidas alcoólicas.
Pacientes cancerosas, especialmente com câncer mamário, deverão abster-se do uso do medicamento.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.

PRAZO DE VALIDADE: Vide embalagem externa.
Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.

Atenção: Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido, pois além de não produzir os efeitos desejados, você estará prejudicando sua saúde.
Antes de utilizar o medicamento confira o nome do produto, gravado na embalagem, para não haver enganos. Verifique se o produto está lacrado e em boas condições de armazenamento.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Não é indicado o uso de estrógenos conjugados durante a gestação e lactação. Estrógenos conjugados são excretados no leite materno e os possíveis efeitos ao lactente ainda não são conhecidos.

“Esse medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez”.
“Informar ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término”. “Informar ao médico se está amamentando.”

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÀO
Para obter o máximo de eficácia utilize o medicamento na dose correta e pelo período de tratamento estipulado pelo seu médico.

“Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.”

NTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
“Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.”

REAÇÕES ADVERSAS
Caso ocorra sangramento ou outras reações: náusea, cefaléia, perda de coordenação, dificuldade visual, fraqueza, aumento das mamas, aumento de peso, desconforto gastrintestinal, vermelhidão na pele, rash cutâ- neo, diarréia, alteração da libido, vômito, durante o tratamento, o médico deverá ser imediatamente notificado. Podem ocorrer reações desagradáveis tais como: tensão e secreção mamária, dor abdominal, amarelamento da pele, manchas da pele, alterações visuais, intolerância a lentes de contato, tonturas, vertigem, edema, enxaqueca, icterícia colestática, pancreatite.

“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

USO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Não é recomendada a utilização simultânea de Estrogenon com: acetaminofeno, hormônios esteróides anabóli- cos, oxandrolona, oximetolona, estanozolol, hormônios andrógenos, anti-infectivos, agentes anti-tireoidianos, car- bamazepina, carmustina, cloroquina, dantroleno, daunorubicina, dissulfiram, divalproex, etretinato, sais de ouro, hidroxicloroquina, isoniazida, mercaptopurina, metildopa, naltrexona, contraceptivos orais que contenham estró- genos, fenotiazínicos, fenitoína, plicamicina, ácido valpróico, ciclosporina e inibidores de protease, acetato de medroxiprogesterona, fenobarbital, rifampicina, dexametasona, eritromicina e o cetoconazol, erva de São João.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
Estrogenon é contraindicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente de sua formulação.
-Tanto a administração como a suspensão do tratamento somente deverá ser feita sob orientação médica.
-Como ocorre em todos os medicamentos contendo estrógenos combinados, o produto é contraindicadoquando houver presença ou suspeita de neoplasias estrógeno dependente. Os estrogênios são também contraindicados a pacientes que apresentem ou tenham antecedentes de tromboflebite ou perturbações trombo- embólicas, quando há sangramento vaginal não diagnosticado, endometriose, tumores fibrosos no útero, nas afecções hepáticas e renais graves, irritação ou infecção vaginal, alterações física vaginal (estenose, prolapso vaginal ou vagina estreita), certos tipos de câncer (mamário, ósseo, uterino, pois pode interferir no seu trata- mento) e disfunções relacionadas à coagulação sanguínea.

Estrogenon não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE”.