Advertências floxacin

FLOXACIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOXACIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOXACIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A exemplo do que ocorre com outros ácidos orgânicos, FLOXACIN® deve ser usado com cautela em indivíduos com histórico de convulsões ou de fatores que sabidamente predispõem a convulsões. Convulsões em pacientes que receberam FLOXACIN® foram relatadas raramente. Foram observadas reações de fotossensibilidade em pacientes excessivamente expostos à luz do sol enquanto recebiam alguns agentes dessa classe de medicamentos. Deve-se evitar luz solar excessiva e descontinuar a terapia se ocorrer fotossensibilidade.
A exemplo do que ocorre com outras quinolonas, tendinite e/ou ruptura de tendão foram observadas raramente em pacientes que tomaram FLOXACIN®, principalmente em associação com corticosteróides. Se o paciente apresentar sintomas de tendinite e/ou ruptura de tendão, FLOXACIN® deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser aconselhado a procurar tratamento médico apropriado.
Raramente, foram relatadas reações hemolíticas em pacientes com defeitos latentes ou manifestos da atividade da glicose-6-fosfato desidrogenase que tomaram antibacteriano quinolônico, incluindo FLOXACIN® (veja REAÇÕES ADVERSAS).
Quinolonas, incluindo FLOXACIN®, podem exacerbar os sinais de miastenia grave e causar fraqueza dos músculos respiratórios que pode ser fatal. Deve-se ter cautela ao utilizar quinolonas, incluindo FLOXACIN®, em pacientes com miastenia grave (veja REAÇÕES ADVERSAS).
Algumas quinolonas foram associadas com o prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma e em casos não muito frequentes de arritmia. Durante os estudos de pós-comercialização, foram relatados, em pacientes para os quais foi administrado norfloxacino, casos extremamente raros de torsades de pointes. Esses relatos geralmente envolveram pacientes que apresentam outra condição médica e a relação com norfloxacino não foi estabelecida. Entre os medicamentos que causam prolongamento do intervalo QT, o risco de arritmias pode ser reduzido, evitando o uso na presença de hipocalemia, bradicardia significante ou tratamento concomitante com agentes antiarrítmicos classe Ia e III.

Insuficiência renal
FLOXACIN® pode ser usado em pacientes com insuficiência renal, entretanto, como FLOXACIN® é excretado principalmente pelos rins, seus níveis urinários podem ser significativamente comprometidos em casos de disfunção renal grave (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO).

Gravidez
Categoria de risco C. A segurança do uso de FLOXACIN® em grávidas não foi estabelecida e, consequentemente, os benefícios do tratamento com FLOXACIN® devem ser pesados contra os possíveis riscos. FLOXACIN® foi detectado no sangue do cordão umbilical e no líquido amniótico.

Nutrizes
Após a administração de uma dose de 200 mg a nutrizes, não se detectou norfloxacino no leite humano. Entretanto, como a dose estudada foi baixa e muitas medicações são secretadas no leite humano, deve-se ter cautela quando FLOXACIN® for administrado a nutrizes.