Características farmacológicas fonergin

FONERGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FONERGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FONERGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dor, inflamação e infecção constituem o quadro dominante dos processos patogênicos da garganta, frequentemente não guardando sequer correlação com a infecção por ele responsável. Daí a necessidade de uma terapêutica que não somente se destine ao agente causal como também provoque, com rapidez, o desaparecimento da incômoda sintomatologia. Com este duplo objetivo, a fórmula de Fonergin (sulfato de framicetina + associações) possibilita uma tripla ação: anti-infecciosa, anti-inflamatória e analgésica. A ação anti-infecciosa é assegurada pela associação de dois antibióticos de ação tópica que compõem um espectro bastante
específico para os germes que mais comumente infectam a bucofaringe.
A ação combinada da framicetina e da gramicidina determina uma eficaz cobertura antibiótica contra os germes gram-positivos e gram-negativos, além de uma atuação particularmente eficiente contra os Stafilococcus aureus, Neisseria catharralis, Pneumoco- ccus sp, etc.
A ação antiinflamatória do medica- mento se processa através da terapêutica de contato exercida pela prednisolona, sem dúvida o mais clássico dos corticosteróides, do- sado de maneira a não comportar qualquer atuação sistêmica, o que afasta preocupações ligadas ao seu uso interno.
E, finalmente, ação analgésica, a cargo da amilocaína e da procaína, possibilitando um pronto alívio da dor.