Portal

MODO DE USAR FRESOFOL

Fresofol é uma emulsão óleo em água, branca, aquosa e isotônica para injeção intravenosa. Geralmente, além de Fresofol, são necessários agentes analgésicos suplementares.
Fresofol foi usado em associação com anestesia espinhal e epidural, com pré-medicação normalmente usada, bloqueadores neuromusculares, agentes inalatórios e agentes analgésicos. Nenhuma incompatibilidade farmacológica foi encontrada. Doses menores de Fresofol podem ser necessárias em situações em que a anestesia geral é utilizada como um adjunto às técnicas anestésicas regionais.
A administração de Fresofol 2% por injeção em bolus não é recomendada.
Fresofol não contém conservantes antimicrobianos, assim, pode apresentar desenvolvimento de micro-organismos. Assim sendo, imediatamente após a abertura da ampola ou frasco-ampola, a aspiração do produto deve ser feita assepticamente para uma seringa estéril ou para o equipamento de infusão. A administração de Fresofol deve ser iniciada sem demora. Os cuidados de assepsia devem ser observados até o término da infusão, tanto na manipulação de Fresofol como do equipamento em uso. Quaisquer infusões de fluídos adicionados à linha de infusão de Fresofol, devem ser administrados próximo do local da cânula. Fresofol não deve ser administrado através de filtro microbiológico. As ampolas e os frascos-ampolas de Fresofol devem ser agitados antes do uso e qualquer porção não utilizada deve ser descartada.
Fresofol e qualquer seringa contendo Fresofol destina-se a um único uso em apenas um paciente. De acordo com as orientações para a administração de outras emulsões lipídicas, uma infusão única (não diluída) de Fresofol não deve exceder 12 horas. No final do procedimento cirúrgico ou após o término da estabilidade (6 horas após diluição e 12 horas sem diluição), o que ocorrer primeiro, tanto o reservatório de Fresofol como o equipamento de infusão devem ser descartados e substituídos de maneira apropriada.
Fresofol pode ser usado para infusão, sem diluição, em seringas plásticas ou frascos de vidro para infusão. Quando Fresofol é usado sem diluição na manutenção da anestesia, recomenda- se que seja sempre utilizado um equipamento tal como bomba de seringa ou bomba volumétrica para infusão, a fim de controlar as velocidades de infusão.
Fresofol 1% pode também ser administrado diluído somente em infusão intravenosa de dextrose a 5%, em bolsas de infusão de PVC ou frascos de vidro de infusão. As diluições, que não devem exceder a proporção de 1:5 (2 mg de propofol/mL), devem ser preparadas assepticamente imediatamente antes da administração. A mistura é estável por até 6 horas.
A diluição pode ser usada com várias técnicas de controle de infusão, porém um determinado tipo de equipo usado sozinho não evitará o risco de infusão acidental incontrolada de grandes volumes de Fresofol diluído. Uma bureta, contador de gotas ou uma bomba volumétrica devem ser incluídos na linha de infusão. O risco de infusão incontrolada deve ser considerado durante a decisão da quantidade máxima de diluição na bureta.
Fresofol pode ser administrado via equipo em Y próximo ao local da injeção, em infusões de infusão intravenosa de dextrose a 5%, em infusão intravenosa de cloreto de sódio a 0,9% ou de dextrose a 4% com infusão intravenosa de cloreto de sódio a 0,18%.
Fresofol 1% pode ser pré-misturado com injeções de alfentanila contendo 500 mcg/ml de alfentanila na velocidade de 20:1 a 50:1 v/v. As misturas devem ser preparadas usando técnicas estéreis e devem ser usadas dentro de 6 horas após a preparação.
A fim de reduzir a dor da injeção inicial, Fresofol 1% usado para indução pode ser misturado com injeção de lidocaína em uma seringa plástica na proporção de 20 partes de Fresofol 1% com até 1 parte de injeção de lidocaína 0,5% ou 1% (ver tabela de diluições) imediatamente antes da administração.
Fresofol não deve ser previamente misturado para administração com fluidos para injeção ou infusão com exceção de Fresofol 1% que pode ser misturado com glicose 5% em bolsas de infusão de PVC ou frascos de vidro para infusão ou injeção de lidocaína ou alfentanila em seringas plásticas.
As diluições, que não devem exceder a proporção de 1:5 (2mg de propofol/mL), devem ser preparadas assepticamente imediatamente antes da administração. A mistura é estável por até 6 horas.

Diluição e coadministração de Fresofol com outros fármacos ou fluidos de infusão (ver item Advertências).

    

Técnica deco-administraçãoAditivo ouDiluentePreparaçãoPrecauções
Pré-misturaInfusãointravenosade dextrose a5%.Misturar 1 partede Fresofol 1%com até 4partes deinfusãointravenosa dedextrose a 5%em bolsas deinfusão de PVCou em frascosde infusão devidro. Quandodiluído embolsas de PVC,recomenda-seutilizar umabolsa cheia,eliminar umvolume dofluido deinfusão epreenchê-lacom o mesmovolume deFresofol 1%.Preparar amistura deforma assépticaimediatamenteantes daadministração.A mistura éestável por até6 horas.
Injeção decloridrato delidocaína (0,5%ou 1,0%, semconservantes).Misturar 20partes deFresofol 1%com até 1 partede injeção decloridrato delidocaína a0,5% ou 1,0%.Preparar amistura deformaassépticaimediatamenteantes daadministração.Usar apenaspara indução.
Injeção dealfentanila (500mcg/mL).MisturarFresofol 1%com injeção dealfentanila naproporção de20:1 a 50:1 v/v.Preparar amistura deformaasséptica; usardentro de 6horas dapreparação.
Coadministraçãocom equipo em YInfusãointravenosa dedextrose a 5%.Co-administraratravés de umequipo em Y.Colocar oconector em Yperto do localda injeção.
Infusãointravenosa decloreto de sódioa 0,9%.Como acima.Como acima.
Infusãointravenosa dedextrose a 4%com cloreto desódio a 0,18%.Como acima.Como acima.
      

Administração de Fresofol por TCI de infusão
A administração de Fresofol por sistema TCI de infusão é restrita à indução e manutenção de anestesia geral, sedação consciente para procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico e sedação de pacientes adultos ventilados que estejam recebendo cuidados de terapia intensiva. Não é recomendado seu uso em crianças.
Fresofol pode ser administrado por infusão alvo controlada (IAC) somente com o sistema TCI de infusão, incorporando o software TCI de infusão. Tal sistema irá operar somente em reconhecimento de seringas prontas para uso eletronicamente identificadas, contendo injeção de Fresofol 1% ou 2%.
O sistema TCI de infusão irá automaticamente ajustar a velocidade de infusão para a concentração reconhecida de Fresofol. Os usuários devem estar familiarizados com o manual da bomba de infusão, com a administração de Fresofol por IAC e com o uso correto do sistema de identificação da seringa. Tal sistema permite ao anestesista atingir e controlar a velocidade de indução desejada e a profundidade da anestesia ou da sedação consciente através do estabelecimento e ajuste das concentrações sanguíneas de propofol.
O sistema TCI de infusão assume que a concentração sanguínea inicial de propofol no paciente é zero. Portanto, em pacientes que receberam propofol anteriormente, a administração de uma concentração inicial menor pode ser necessária. Similarmente, o recomeço imediato da administração com o TCI de infusão não é recomendado caso a bomba tenha sido desligada e/ou trocada.
Orientação sobre as concentrações alvo de propofol é fornecida a seguir. Em razão da variabilidade da farmacocinética e farmacodinâmica do propofol, tanto em pacientes pré-medicados quanto nos pacientes não pré-medicados, a concentração alvo de propofol deve ser titulada de acordo com a resposta do paciente a fim de se atingir a profundidade de anestesia ou sedação consciente desejada.

Cuidados de conservação depois de aberto
Fresofol deve ser mantido em temperatura não superior a 25ºC. Não congelar.
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso. Fresofol 1% deve ser usado em até 6 horas após diluição. Não diluído, usar em até 12 horas. Fresofol 2% não pode ser diluído e pode ser utilizado em até 12 horas.