Características farmacológicas hepa-merz

HEPA-MERZ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HEPA-MERZ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HEPA-MERZ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hepa-Merz é um medicamento à base de L-ornitina-L-aspartato, uma mistura de aminoácidos (L- ornitina e L-aspartato):
L-ornitina L-aspartato
O principio ativo de Hepa-Merz®, seja como concentrado para a solução destinada à perfusão ou como granulado, é o aspartato de ornitina, conhecido internacionalmente como a L-ornitina-L-aspartato ou simplesmente Lola, que é o sal dos aminoácidos naturais ornitina e aspartato.

Propriedades Farmacodinâmicas:
Por meio de um mecanismo ativador dos substratos, ambas as substâncias estimulam o ciclo da ureia no fígado, por meio do qual a amônia é metabolizada em ureia, e a síntese de glutamina no fígado, nos músculos e no cérebro.
A síntese de ureia se dá nos hepatócitos periportais. Nessas células, a ornitina serve tanto como ativador da enzima carbamoil-fosfato-sintase, como substrato na síntese de ureia. A síntese de glutamina é localizada nos hepatócitos perivenosos. Especialmente em condições patológicas, aspartatos e outros dicarboxilatos, incluindo produtos do metabolismo da ornitina, são absorvidos nessas células e usados na ligação da amônia na forma de glutamina.
Sob condições fisiológicas, ornitina e aspartato não são produtos limitantes para a síntese de ureia. Estudos em animais sugerem que o efeito redutor de amônia de Hepa-Merz é causado pelo aumento da síntese de glutamina. Estudos clínicos demonstraram um aumento do quociente aminoácidos de cadeia ramificada/ aminoácidos aromáticos.

Propriedades Farmacocinéticas:
L–ornitina-L-aspartato é rapidamente absorvido e transformado em ornitina e aspartato. Ambos os aminoácidos possuem rápida eliminação (pelos rins) e meia vida de 0,3-0,4 horas. Uma fração de aspartato é recuperada na urina na forma inalterada.