Bula para paciente implanon

IMPLANON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMPLANON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMPLANON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Implanon evita a gravidez. Implanon é um pequeno bastão de plástico semirrígido, contendo 68 mg do progestagênio etonogestrel (um tipo de hormônio feminino), que é colocado sob a pele. Uma pequena quantidade de etonogestrel é liberada continuamente, passando do implante para o corpo, resultando em efeito anticoncepcional por um período de até três anos. Implanon pode ser removido a qualquer momento. Implanon é um anticoncepcional muito confiável quando colocado corretamente, mas como acontece com todos os métodos anticoncepcionais a proteção nunca é de 100%. Foram relatados casos raros de colocação errada ou ausência do implante, o que pode resultar em gravidez não pretendida.

Sangramento vaginal
Enquanto você estiver usando Implanon, você poderá ficar sem menstruação ou apresentar sangramento irregular, variando de sangramento leve ou com maior volume, semelhante à uma menstruação. Isto não significa que Implanon não é adequado para você ou que não está fazendo efeito anticoncepcional. Em geral, o sangramento não requer nenhuma providência. Entretanto, caso seja prolongado ou muito forte você deverá consultar seu médico.

Gravidez e lactação
Implanon não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que suspeitem estar grávidas. Em caso de dúvida, você deve fazer um teste de gravidez antes de colocar Implanon. Informe seu médico se estiver amamentando. Implanon pode ser usado por mulheres que estão amamentando, não influenciando na produção nem a qualidade do leite materno. Entretanto, uma pequena quantidade da substância ativa (etonogestrel) passa para o leite e poderá ser ingerida pela criança. A saúde de crianças amamentadas por mães que utilizavam Implanon foi estudada até atingirem os três anos de idade e não foram observados efeitos no crescimento e desenvolvimento das crianças. Se você estiver amamentando e quiser usar Implanon, converse com seu médico.

Cuidados de administração
Tanto a inserção como a remoção de Implanon, a pedido da paciente ou ao final do terceiro ano de uso, devem ser feitas por médico que esteja familiarizado com as técnicas de inserção e remoção. Ambos os procedimentos são feitos usando anestesia local. O risco de complicações é pequeno desde que sejam seguidas as instruções contidas nesta bula. Para ajudá-la a lembrar quando e onde Implanon foi inserido, e qual a data máxima para sua remoção, seu médico lhe entregará um Cartão da Usuária contendo essas informações. Você pode parar de usar Implanon a qualquer momento. Peça a seu médico para retirar o implante. Caso não deseje ficar grávida, converse com seu médico sobre outros métodos anticoncepcionais. Se você parar de usar Implanon porque quer engravidar, geralmente se recomenda esperar até a próxima menstruação natural (ou seja, a menstruação seguinte àquela que ocorre após a retirada do implante) para conceber. Isto irá ajudar a calcular a data provável de nascimento do bebê. Caso você deseje substituir o Implanon, um novo implante deve ser inserido pelo seu médico, imediatamente após a remoção do implante anterior. O novo implante pode ser inserido no mesmo braço, usualmente no mesmo local do anterior. Seu médico irá aconselhá-la. Ocasionalmente o implante pode sair da posição original. Nestes casos, a remoção pode ser um pouco dificultada.

Cuidados de armazenamento e data de validade
Conservar à temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C) , protegido da luz e da umidade. N° de lote, data de fabricação (F) e data de validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois seu efeito pode não ser o desejado.

Reações adversas
As reações adversas mais comuns relatadas em estudos clínicos com Implanon foram: espinhas, dor de cabeça, alteração do peso (aumento ou diminuição), dor e endurecimento dos seios, menstruação irregular, infecção da vagina, queda de cabelo, tontura, humor depressivo, instabilidade emocional, nervosismo, diminuição do apetite, náusea, gases no estômago e intestino, sintomas de gripe, dor, fadiga, calores, redução da libido, dor abdominal, menstruação dolorida e cistos ovarianos. Ocasionalmente foi observada elevação da pressão sanguínea. A inserção e a remoção do implante podem causar irritação local leve, dor e coceira. No local do implante pode ocorrer formação de cicatriz ou desenvolvimento de abscesso. Pode ocorrer também adormecimento. A expulsão ou migração do implante é possível, especialmente se o implante não for inserido adequadamente. Pode ser necessária intervenção cirúrgica para a sua remoção. Informe ao médico se ocorrerem reações desagradáveis, especialmente se forem graves ou persistentes, ou se houver alguma mudança em sua saúde que você ache que possa ser causada por Implanon.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outros medicamentos
Alguns medicamentos podem interferir no perfeito funcionamento de Implanon. Eles incluem medicamentos usados para tratar epilepsia (ex.: primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato), tuberculose (ex.: rifampicina), infecções por HIV (ex.: ritonavir, nelfinavir) e o fitoterápico Erva de São João (Hypericum perforatum ou St John’s wort). Implanon também pode interagir com outros medicamentos. Informe sempre ao médico que prescreveu Implanon se estiver tomando, ou se tomou recentemente, outros medicamentos, inclusive fitoterápicos. Sempre avise todo médico ou dentista que vá lhe prescrever algum medicamento que você está usando Implanon. Eles poderão lhe dizer se são necessárias precauções anticoncepcionais adicionais e, em caso afirmativo, por quanto tempo. Em alguns casos eles poderão recomendar que você retire o implante.

Contraindicações
Gravidez ou suspeita de gravidez; doenças circulatórias; doença de fígado; tumores; sangramento vaginal de causa desconhecida; alergia a qualquer componente do implante. Caso ocorra qualquer dessas situações pela primeira vez durante o uso do implante, contate seu médico imediatamente.

Precauções
Se Implanon for utilizado na presença de quaisquer das condições descritas a seguir, a paciente deve ficar sob observação cuidadosa. O médico deve explicar à paciente como proceder. Portanto seu médico deve ser informado: se você tem ou já teve câncer de mama; se você tem câncer de fígado; se você alguma vez já teve uma trombose; se você é diabética; se você sofre de epilepsia; se você sofre de tuberculose; se você tem pressão alta; se você está acima do peso; se você tem ou já teve alguma vez cloasma (manchas escuras na pele, especialmente na face) – neste caso, evite exposição excessiva ao sol ou à radiação ultravioleta. Se houver alguma alteração em relação às informações acima citadas após a colocação do implante, seu médico deve ser informado.

Entre em contato com o seu médico o mais rápido possível caso:
– você note alguma alteração na sua saúde, principalmente envolvendo algum item mencionado nesta bula;
– você note possíveis sinais de trombose (por ex. dor severa ou inchaço nas pernas; dor sem explicação no peito; falta de ar; tosse não usual, especialmente se você expelir sangue);
– sua pele torne-se amarelada ou você apresente dor de estômago forte e repentina;
– você note um nódulo no seio;
– você apresente dor forte e repentina na parte baixa do abdome ou no estômago;
– você apresente sangramento vaginal intenso não usual;
– você suspeite estar grávida.
Se você for ficar imobilizada ou submeter-se a uma operação, consulte seu médico com, pelo menos, quatro semanas de antecedência. Ocasionalmente podem ocorrer manchas na pele, especialmente em mulheres que apresentaram tais manchas durante gravidez anterior. Mulheres com essa tendência devem evitar exposição à luz solar ou radiação ultravioleta enquanto usarem o implante. Implanon, como todos os anticoncepcionais hormonais, não protege contra a infecção por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE.