Bula para paciente itraconazol

ITRACONAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ITRACONAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ITRACONAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O itraconazol inibe a formação da membrana celular dos fungos ocasionando a sua morte, porém, a lesão desaparece junto com o crescimento da pele sadia.
As lesões das unhas desaparecem apenas 6 a 9 meses após o final do tratamento pois o itraconazol cápsula apenas mata o fungo, havendo necessidade da unha crescer para a cura ser observada. Caso você não observe melhora da lesão durante o tratamento, não se preocupe pois o medicamento permanecerá na unha por vários meses exercendo seu efeito.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Itraconazol cápsula é indicado no tratamento de infecções fúngicas (micoses) dos olhos, boca, unhas, pele, vagina e órgãos internos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado nas seguintes condições:
– Caso você apresente alergia conhecida ao itraconazol ou a qualquer um dos componentes do medicamento;
– Se você estiver grávida ou amamentando, exceto em casos estabelecidos pelo seu médico conforme a necessidade do tratamento;
Informe seu médico se você estiver usando qualquer outro medicamento, pois o uso em conjunto com alguns medicamentos pode ser prejudicial.
Itraconazol cápsula não deve ser utilizado por crianças, somente em casos excepcionais prescritos pelo médico.
Seu médico deverá ser informado se você possuir algum problema de fígado, pois pode ser necessário adaptar a dose do itraconazol. Você deve procurar seu médico imediatamente se algum dos seguintes sintomas aparecer durante o tratamento com o itraconazol cápsula: falta de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal ou urina muito escura.
Se você estiver utilizando o itraconazol cápsula por mais de um mês, seu médico deve acompanhá-lo regularmente através de exames de sangue para controlar as desordens do fígado que, muito raramente, podem ocorrer.
Seu médico deverá ser informado caso você apresente algum problema no coração. Informe seu médico caso você apresente falta de ar, aumento de peso inesperado, inchaço das pernas ou abdome, fadiga não usual, ou se você começar a acordar durante a noite.
Pode ser necessário adaptar a dose do itraconazol cápsula para pacientes com problemas renais. Se você apresentar qualquer sensação incomum de formigamento, dormência ou fraqueza em suas mãos ou pés enquanto estiver tomando itraconazol cápsula, informe ao seu médico imediatamente.
Caso você tenha apresentado reação alérgica a outro antifúngico no passado, informe ao seu médico.
Não há problema em dirigir ou operar máquinas, desde que você não sinta tonturas.

Gravidez e amamentação
Itraconazol cápsula não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação. Mulher em idade de engravidar deve tomar medidas contraceptivas adequadas para não ficar grávida enquanto estiver tomando o medicamento.
Devido ao fato do itraconazol cápsula permanecer no organismo durante algum tempo após o término do tratamento, o método anticoncepcional deve ser utilizado até o próximo ciclo menstrual depois da interrupção do itraconazol cápsula.
Informe ao seu médico se você estiver amamentando, pois pequenas quantidades do medicamento podem estar presentes no leite materno.
Antiácidos devem ser tomados somente duas horas após a ingestão do itraconazol cápsula para garantir acidez estomacal suficiente para a absorção do medicamento. Se você usa medicamentos que interrompem a produção estomacal de ácido, deve tomar o itraconazol cápsula junto com refrigerantes à base de cola. Em caso de dúvida, consulte o médico ou farmacêutico.
Você deve comunicar ao seu médico quais os medicamentos que você está usando no momento. Em particular, você não deve tomar alguns medicamentos ao mesmo tempo e, se isto ocorrer, algumas adaptações serão necessárias, em relação à dose, por exemplo.

Os medicamentos abaixo não devem ser utilizados enquanto você estiver utilizando itraconazol cápsula:
– certos medicamentos para alergia, como terfenadina, astemizol e mizolastina;
– cisaprida, um medicamento utilizado para certos problemas digestivos;
– certos medicamentos que reduzem o colesterol (ex.: sinvastatina e lovastatina);
– certos comprimidos para dormir (midazolam e triazolam);
– pimozida e sertindol, medicamentos para distúrbios psicóticos;
– levacetilmetadol, um medicamento usado no tratamento da dependência a opioides;
– alcaloides derivados do Ergot, como di-idroergotamina e ergotamina, usados no tratamento da enxaqueca;
– alcaloides derivados do Ergot, como ergometrina (ergonovina) e metilergometrina uterina após o parto;
– certos medicamentos utilizados no tratamento de irregularidades do batimento cardíaco, como quinidina e dofetilida.

Alguns medicamentos possuem a capacidade de diminuir a ação do itraconazol cápsula, como os medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia (por exemplo: carbamazepina, fenitoína e fenobarbital) e tuberculose
(por exemplo: rifampicina, rifabutina e isoniazida). Informe seu médico se estiver usando qualquer um destes medicamentos para que possam ser feitos os ajustes necessários na dose.

A utilização de itraconazol cápsula com outros medicamentos pode exigir uma adequação na dose do itraconazol ou dos outros medicamentos que estão sendo utilizados concomitantemente.

Exemplos destes medicamentos são:
– certos antibióticos chamados claritromicina, eritromicina, rifabutina;
– alguns medicamentos que agem no coração e vasos sanguíneos (digoxina, disopiramida, bloqueadores de canal de cálcio, cilostazol);
– medicamentos que diminuem a coagulação sanguínea;
– metilprednisolona, budesonida e dexametasona, medicamentos administrados por via oral, injetável ou inalatória para o tratamento de inflamações, asma e alergias;
– ciclosporina A, tacrolimo e rapamicina (também conhecida como sirolimo), que são medicamentos utilizados após transplantes;
– certos inibidores da protease (classe de enzima) do HIV;
– certos medicamentos utilizados no tratamento do câncer;
– certos medicamentos para ansiedade ou para dormir (tranquilizantes), como buspirona, alprazolam e brotizolam;
– ebastina, um medicamento usado para alergia;
– reboxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão;
– atorvastatina, um medicamento usado na redução do colesterol;
– eletriptano, um medicamento usado no tratamento da enxaqueca;
– halofantrina, um medicamento usado no tratamento da malária;
– repaglinida, um medicamento usado no tratamento do diabetes.

Se estiver tomando qualquer um destes medicamentos, comunique ao seu médico.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
As cápsulas de itraconazol são gelatinosas duras, de cor azul opaco e rosa transparente e preenchidas por pequenas esferas de cor creme que contém itraconazol.
A dose e a duração do tratamento dependem do tipo de fungo e do local de infecção e deve ser seguida conforme orientação médica.
As lesões vão desaparecer completamente somente algumas semanas após o final do tratamento. Isto é típico das lesões causadas por fungos: o medicamento elimina o fungo, mas a lesão somente desaparece com o surgimento de uma pele saudável.
As lesões das unhas desaparecem apenas após 6 a 9 meses do final do tratamento, uma vez que o medicamento elimina apenas o fungo. A unha afetada precisa crescer novamente, o que ocorre em alguns meses.
Então, você não deve se preocupar se não observar melhora durante o tratamento: o medicamento permanece agindo em suas unhas por vários meses. O tratamento deve ser seguido conforme orientação do seu médico.
Se você tiver infecções de órgãos internos, pode ser necessário tomar doses altas por longos períodos.
Você deve tomar itraconazol cápsula imediatamente após uma refeição. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras com auxílio de água.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer as seguintes reações desagradáveis: dor de cabeça, queda de cabelo, tonturas, enjoo e vômito, fraqueza muscular, desconforto gástrico, dor abdominal, diarreia e constipação (redução na frequência ou quantidade da defecação), distúrbios menstruais.
A ocorrência de alergia ao itraconazol cápsula é rara e se manifesta, por exemplo, pela falta de ar e/ou rosto inchado, irritação da pele, coceira e urticária. Podem ocorrer reações alérgicas graves, assim como hipersensibilidade à luz solar. Muito raramente pode ocorrer uma sensação de formigamento dos membros ou lesão grave de pele.
Você deve informar imediatamente ao seu médico se apresentar falta de ar, aumento de peso inesperado, inchaço das pernas, fadiga não usual ou se você começar a acordar durante a noite.
Um ou mais dos sintomas a seguir relacionados a distúrbios hepáticos podem aparecer, embora pouco frequentes: falta de apetite, náusea, vômito, cansaço, fraqueza muscular, dor abdominal, icterícia, urina muito escura e fezes claras.
Em tais casos, você deve parar de tomar o itraconazol cápsula e avisar seu médico imediatamente.
Você deve informar seu médico sobre qualquer outro efeito indesejável que ocorrer durante o tratamento com o itraconazol cápsula.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você tomar uma grande quantidade do medicamento acidentalmente, deve procurar um médico imediatamente.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições, o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.