Posologia de kanakion mm

KANAKION MM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KANAKION MM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KANAKION MM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Kanakion® MM pediátricopode ser administrado por:
Via oral: o volume requerido deve ser extraído da ampola com o dispensador fornecido na embalagem do produto. Inserir o dispensador verticalmente na ampola e extrair a solução de Kanakion® MM pediátrico até alcançar a marcação visual presente no dispensador (equivalente a 2 mg de vitamina K1). Administrar o conteúdo diretamente à boca da criança.
Se não houver dispensador disponível, um método alternativo de administração oral é o uso de uma seringa, como segue:
-O volume requerido deve ser extraído da ampola com uma seringa e agulha;
-Após a remoção da agulha, o conteúdo da seringa deve ser administrado diretamente na boca da criança.

Via parenteral (intravenosa ou intramuscular): não deve ser diluído ou misturado com outros medicamentos de administração parenteral, contudo pode ser injet ado na parte inferior do circuito de infusão.

Posologia
Profilaxia:
– Para todos os recém-nascidos sadios de 36 semanas de gestação ou mais:
1 mg administrado por injeção intramuscular (i.m.) ao nascimento ou logo após; ou
2 mg por via oral ao nascimento ou logo após; a dos e oral deve ser seguida por uma dose de 2 mg entre o quarto e o sétimo dia do nascimento. Uma dose oral adicional de 2 mg deve ser dada 1 mês após o nascimento. Em crianças alimentadas exclusivamente com suplementação oral, a terceira dose oral pode ser omitida.
Uma única dose intramuscular de 1 mg (0,1 mL) é recomendada em crianças para as quais não se assegure o recebimento de uma segunda dose por via oral ou no caso de crianças em aleitamento materno, para as quais não se assegure o recebimento de uma terceira dose por via oral.
-Recém-nascidos prematuros com menos de 36 semanas de gestação, pesando 2,5 kg ou mais, e recém- nascidos pós termo com fatores de risco especiais ( p.ex. prematuros, asfixia durante o nascimento, icterícia obstrutiva, incapacidade para deglutir, uso materno de anticoagulantes ou antiepilépticos): 1 mg intramuscular ou intravenoso (i.v.) ao nascer ou pouco depois. A concentração e frequência das doses adicionais devem ser baseadas no estado de coagulação da criança.
-Recém-nascidos prematuros com menos de 36 semanas de gestação, pesando menos que 2,5 kg: 0,4 mg/kg (equivalente a 0,04 mL/kg) intramuscular ou intravenoso no nascimento ou logo após. Essa dose parenteral não deve ser excedida. A concentração e frequência das doses adicionais devem ser baseadas no estado de coagulação da criança.

Tabela 1 – Cálculo da dose baseado no peso do recém-nascido saudável e prematuro
É importante checar o cálculo e a medida da dose em relação ao peso do bebê (erros de dose de 10 vezes são frequentes).

Peso corporal Dose de vitamina K (i.m. ou i.v.) Volume de injeção
1,0 KG 0,4 0,04 mL
1,5 K 0,6 0,06mL
2,0 KG 0,8 0,08mL
2,5 KG 1 0,1mL
Acima de 2,5 KG 1 0,1mL



Há evidências que a profilaxia oral é insuficiente em pacientes com doença hepática colestática subjacente e má absorção. Portanto a administração oral de vitamina K não é recomendada para esses pacientes (vide item “Farmacocinética”).
Tratamento:
Em crianças com menos de um ano de idade:
Inicialmente, 1 mg i.v.; a continuação do tratament o dependerá do quadro clínico e do estado da coagulação. A terapia com Kanakion® MM pediátrico pode vir a ser acompanhada com outras medidas que atuem mais rapidamente, como por exemplo, a transfusão de sang ue total ou dos fatores de coagulação sanguínea, a fim de compensar perda de sangue severa e a resposta retardada da vitamina K1.
Crianças com mais de um ano de idade: utilizar Kanakion® MM 10 mg/mL.